Cidades

Ainda dá tempo de visitar o projeto “Livros nas Praças”, em Cachoeiro

COMPARTILHE
65
Advertisement
Advertisement

Quem ainda não visitou o ônibus-biblioteca, na Praça de Fátima, em Cachoeiro de Itapemirim, tem até sexta-feira (30) para conhecer o acervo de 2.000 livros disponíveis para leitura e empréstimo gratuitos, por meio do projeto “Livros nas Praças”. Além de obras da literatura infanto-juvenil e adulta, a biblioteca sobre rodas conta com livros em braile, monitores literários e audiobooks, garantindo uma literatura acessível às pessoas com deficiência visual, auditiva ou múltipla.

Advertisement
Continua depois da publicidade

O projeto é uma parceria da BRK com a Korporativa, empresa que atua na área do Marketing Cultural, Social e Ambiental. O ônibus-biblioteca fica estacionado na Praça de Fátima das 9h às 15h. No local, os visitantes ainda podem aproveitar as estruturas montadas na área externa do veículo para a leitura e assistir a apresentações de música e contação de histórias.

A coordenadora pedagógica da obra social Vill’agindo Para Ser Feliz, Dayse Sotta, visitou o projeto na segunda (26) e na terça-feira (27), levando crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, que frequentam a obra social, localizada no bairro Village da Luz. “Gostei muito do projeto porque nós também trabalhamos o estímulo a leitura. Quando há uma iniciativa como esta, entendemos que vem para suprir a necessidade e o pouco acesso à cultura que as comunidades mais carentes têm”, disse.

Dayse revela que os alunos do Vill’agindo ficaram empolgados com a visita e por saberem que o ônibus-biblioteca já percorreu diversas cidades do país. Nesta quinta-feira (29), a coordenadora pedagógica retorna à Praça de Fátima com mais um grupo de aproximadamente 50 alunos, para visitar o projeto. “Nas primeiras visitas, nós descobrimos novos leitores que nem imaginávamos. Todos se envolveram na atividade e, muitos deles, levaram livros sob empréstimo. Esses são momentos de muita novidade para eles”, completou.

Continua depois da publicidade

Além da obra social Vill’agindo Para Ser Feliz, os alunos da EEEFM Bernardino Monteiro também conheceram o ônibus-biblioteca. A analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Micheline Bernabé, ressalta que, embora possa ser visitado por grupos escolares, o projeto “Livros nas Praças” é dirigido a toda população de Cachoeiro de Itapemirim, que, além de conhecer o ônibus-biblioteca, pode levar para casa até dois livros emprestados gratuitamente. Para isso, basta apresentar um documento de identificação e um comprovante de residência para cadastro, fazendo a devolução das obras até sexta-feira (30), no mesmo local.

O projeto já conta com mais de 375 mil visitantes leitores em diferentes estados do Brasil, como São Paulo, Tocantins, Goiás, Pará, Alagoas, Pernambuco e Maranhão. O projeto “Livros nas Praças” também esteve na Bienal Internacional do Livro Rio 2019 e Rio 2021, onde recebeu mais de 90 mil visitantes. “Esse é um projeto que busca disseminar o conhecimento por meio da leitura e contribuir com a democratização do acesso ao mundo literário”, finaliza Micheline Bernabé.

Advertisement
Advertisement