Internacional

EUA: começa negociação para construir submarinos nucleares para a Austrália

COMPARTILHE
14
Advertisement
Advertisement
Advertisement

O governo Biden negocia um acordo para acelerar a aquisição de submarinos movidos a energia nuclear pela Austrália, a fim de responder ao crescente poderio militar da China. Os primeiros submarinos seriam produzidos nos EUA, disseram autoridades americanas nesta sexta-feira, 23.

Continua depois da publicidade

A ideia é fornecer à Austrália uma frota de submarinos com propulsores de energia nuclear até meados da década de 2030. Enquanto isto, um esforço de longo prazo estará em andamento para dar ao país a capacidade de produzir submarinos desta natureza domesticamente.

O arranjo provisório foi discutido entre altos funcionários dos EUA, Austrália e Grã-Bretanha como forma de manter as negociações perenes. É uma das várias ideias que foram ponderadas para permitir que a Austrália coloque em campo mais rapidamente uma frota movida a energia nuclear.

A iniciativa tem seus desafios. Para realizá-lo, bilhões de dólares precisariam ser gastos para expandir a capacidade de produção de submarinos dos EUA, e a Austrália deveria contribuir para essa expansão.

Continua depois da publicidade

Uma decisão final é esperada em março, quando os EUA, o Reino Unido e a Austrália informaram que concluiriam um estudo conjunto sobre o tema.

Dow Jones Newswires
Estadao Conteudo
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here