Grande Vitória

Secretário diz que Vila Velha quer atrair novas empresas e incentivar empreendedorismo

COMPARTILHE
Por isso, a gestão do prefeito Arnaldo Borgo Filho tem focado na atração de novas empresas e incentivo ao empreendedorismo nos diversos
Fotos Ass. Com. Vila Velha
93
Advertisement
Advertisement

O município de Vila Velha não é um dos maiores do Espírito Santo em território (210.225 km² – 65º), mas tem a segunda maior população (501.325 habitantes), conforme dados do IBGE de 2020. Por isso, a gestão do prefeito Arnaldo Borgo Filho tem focado na atração de novas empresas e incentivo ao empreendedorismo nos diversos setores da economia, na busca de geração de empregos e renda.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Isso é o que afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Everaldo Colodetti. Em entrevista ao portal Aqui Notícias, ele destaca que, nos quase 20 meses de administração, o foco tem sido colocar Vila Velha no patamar que merece diante do potencial que possui, no que diz respeito a infraestrutura e logística, além dos investimentos que estão sendo feitos pela Prefeitura e o Governo do Estado.

Ele afirma que o objetivo é colocar Vila Velha como o melhor ambiente de negócio do estado, para que seja vista como cidade empreendedora. “Vila Velha não tinha nem o básico para acolher os empresários, de conversar com empresas e entidades, então, estamos fazendo isso e mostrando que essa gestão estende o tapete vermelho para quem quer investir em nosso município”, relata. “E estamos buscando incentivar desde o pequeno até o grande empresário, sem esquecer da Agricultura e Pesca que representa em torno de 54% da economia do município, o que é muito representativo”, completa.

Ações concretas para vinda de empresas

Continua depois da publicidade

Colodetti destaca que a Prefeitura está fazendo um trabalho voltado para a desburocratização, mostrando às empresas, neste primeiro momento, o interesse em recebê-las, com ações concretas. “Estamos trabalhando na desburocratização e num projeto de lei e incentivos fiscais que deve ser enviado para a Câmara Municipal, em setembro, que visa colocar Vila Velha com mais competitividade”, afirma. “E Temos a Vila do Empreendedor, onde ele pode resolver todas as suas demandas em um único local, acompanhar sua demanda e ter a resposta”, completa.

Foto Pedro Lodi

O secretário ressalta que Vila Velha está dentro do projeto Cidade Empreendedora do Sebrae e que o prefeito Arnaldinho Borgo recebeu um prêmio como o município que mais avançou nessa iniciativa, enfatizando que os indicadores demonstram isso. “No ano passado, comparado com 2021, tivemos um crescimento na criação de empregos de 611%, com um saldo positivo de 6 mil novos postos de trabalho no município e, até este mês de junho, foram criados em torno de 4 mil e a meta é chegar a 10 mil até o final deste ano”, conta. “Foram instaladas em torno de 20 mil novas empresas em Vila Velha, o maior índice do Estado”, completa, destacando que Vila Velha teve a maior valorização mobiliária do Brasil e crescimento na arrecadação do ISS, entre 2020 e 2021, o que continua crescendo.

Além disso, ele destaca o porto da Codesa que representa 93% das operações portuárias. Segundo Colodetti, com a privatização, está havendo um aumento da demanda pelas áreas do entorno do porto, o que provoca uma valorização. “Acreditamos que mais empresas voltadas para as atividades portuárias venham para o município de Vila Velha”, ressalta.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Por isso, a gestão do prefeito Arnaldo Borgo Filho tem focado na atração de novas empresas e incentivo ao empreendedorismo nos diversos

Everaldo Colodetti enfatiza a importância desse foco de desenvolvimento para o crescimento do município em todos os setores. “Quando se investe em desenvolvimento econômico, você tem mais empregos, mais renda, maior poder de consumo, aumento de arrecadação, então, vai dar conta das demandas sociais que o município requer”, coloca. “E o prefeito Arnaldinho Borgo tem acompanhado isso de perto, dando as diretrizes”, complementa.

Investimentos do Governo do Estado

O secretário também destaca os investimentos feitos pelo Governo do Estado em Vila Velha, colocando em torno de R$ 2 bilhões dentro do município. “Nunca houve esse investimento e isso está dando condições para a melhoria da infraestrutura”, afirma. E lembra que, junto com o município, o Estado vai inaugurar, até o final do ano, a ES388 que liga a Rodovia do Sol até Guarapari, “o que vai ser importante para escoar a produção”.

Everaldo Colodetti também fala sobre como o município tem enfrentado a crise econômica no Brasil. Conforme destaca, a atual gestão procura sempre ter uma receita maior do que a despesa. “O prefeito tem procurado fazer uma gestão fiscal austera, com um trabalho de diminuição de custeio e receita maior, para dar conta das demandas sociais, o que todo município tem e Vila Velha não é diferente, até porque é um dos maiores do estado”, afirma. “Então, o prefeito fez essa gestão fiscal, o que dá condições para investimentos, principalmente, em infraestrutura, como é o caso das praças da cidade que estão sendo feitas da mesma forma e modelo, em termos de equipamentos, em todos os bairros, o que traz as crianças e famílias novamente para as praças e, com isso, acaba atraindo pequenos negócios ao redor”, pontua.

Advertisement