Geral

Findes realiza 5ª edição do fórum IEL de Gestão e anuário 200 maiores e melhores

COMPARTILHE
Findes realiza 5ª edição do fórum IEL de Gestão e anuário 200 maiores e melhores
Foto: divulgação
73
Advertisement
Advertisement

O evento realizado na última semana, pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) – por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), lançou o Fórum IEL de Gestão + Anuário 200 Maiores e Melhores Empresas do Espírito Santo, que acontecerá no dia 20 de outubro de 2022. Foi uma noite de autoconhecimento e muitas novidades.

Advertisement
Continua depois da publicidade

A 5ª edição do Fórum terá como tema principal “A longevidade e a governança da  novação”. O intuito é mostrar na prática, o impacto da inovação no desenvolvimento e manutenção de uma empresa no mercado atual, sem deixar de lado o equilíbrio entre o que já aconteceu e o que ainda está por vir.

Na ocasião, a presidente da Findes, Cris Samorini, destacou a importância em reter talentos e incentivar o diálogo para a longevidade de uma empresa. Além disso, Cris apresentou a história da Grafitusa, empresa familiar centenária.

“Em 1920 meu bisavô inaugurou a tipografia Samorini. Hoje, estamos na 4ª geração assumindo o negócio e modernizando a fábrica. Mudamos a planta para um formato mais automatizado, saímos de um segmento de indústria gráfica que faz de tudo, para nos tornamos mais competitivos. Focamos na qualidade de gestão, em práticas de governança e nas políticas de melhorias internas para a longevidade da empresa”, disse Samorini.

Continua depois da publicidade

O superintendente do IEL-ES, Alessandro de Castro, falou sobre os lançamentos dos eventos realizados pela instituição e o papel dela no mundo dos negócios.

“O papel do IEL é contribuir diretamente na transformação das empresas e levar soluções para que elas permaneçam no mercado. Além disso, que sejam competitivas e consigam sempre os melhores resultados”, enfatizou Alessandro.

Masterclass

Advertisement
Continua depois da publicidade

Um momento de muita informação e conhecimento com a professora da FIA/USP, Adriana Adler, sobre “O Desafio da longevidade e da criação de valor sustentável nas empresas”.

Adriana destacou alguns pontos relevantes para a longevidade de uma empresa familiar:

“Para a longevidade de uma empresa, precisamos cuidar e observar alguns contextos e tendências, como: sustentabilidade, inclusão e estratégia. Quando pensamos numa empresa duradoura, é necessário cuidar dessas questões, além de entender que os colaboradores buscam por propósito”.

Além disso, a especialista apresentou alguns dados importantes sobre empresa familiar:

“A maioria das empresas são de controle familiar, cerca de 80%. No Brasil, 20% a 30% das empresas chegam na 2ª geração, e apenas 5% chegam na 3ª geração”.

Novo curso

Também foi lançado o novo curso da Escola de Negócios do IEL-ES, com professores da FIA, sobre sucessão familiar.

O curso “Governança e sucessão em empresas de controle familiar” tem como objetivo capacitar os sócios, herdeiros e gestores para integrar conceitos e práticas de governança e sucessão que propiciem a longevidade dos empreendimentos familiares.

É voltado para empresários, familiares, herdeiros e gestores de empresas de controle familiar de diferentes setores da atividade produtiva. No curso, irão aprender habilidades que facilitam a vivência em grupos de trabalho.

O Programa, com carga horária de 50h, será oferecido em formato híbrido, com aulas presenciais e on-line (ao vivo), mentorias on-line (ao vivo), com um encontro presencial de encerramento.

Clique aqui e faça sua inscrição: https://www.ielespiritosanto.com.br/loja/governancaesucessaoemempresasfamiliar/

Fórum IEL de Gestão

O Fórum IEL de Gestão nasceu em 2017 para que empresários, executivos e gestores do Espírito Santo tenham acesso a conhecimentos avançados sobre gestão e negócios.

O objetivo do Fórum é proporcionar a empresários, executivos e gestores de empresas de micro, pequeno, médio e grande porte o acesso a conhecimentos avançados sobre gestão e negócios de sucesso, permitindo atualização e aprimoramento do processo de tomada de decisões das empresas que lideram.

Anuário IEL

O Fórum IEL de Gestão 2022 também será palco do lançamento do 26º Anuário que reúne as 200 Maiores e Melhores empresas capixabas. Tradicional no calendário empresarial do Estado, discute temas relevantes do cenário econômico regional e mundial e inspira empresários e gestores a melhorar os resultados e inovar em suas empresas.

A publicação é uma parceria entre o IEL-ES, a Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-ES e o Great Place to Work, entidade que atua em mais de 50 países na certificação e reconhecimento de boas práticas de gestão de pessoas.

Advertisement