Cultura

Editora Colli Books seleciona livros de escritora capixaba para comemorar o Dia do Folclore

COMPARTILHE
Editora Colli Books seleciona livros de escritora capixaba para comemorar o Dia do Folclore
Foto: Divulgação/Colli Books
62
Advertisement
Advertisement

Na próxima segunda-feira (22), comemora-se o Dia do Folclore Brasileiro, uma data importante para valorizar as histórias e os personagens da nossa cultura. Pensando nisso, com o objetivo de enriquecer ainda mais os conhecimentos dos nossos pequenos, a editora Colli Books selecionou alguns livros infantojuvenis com personagens que transmitem um ensinamento, de forma lúdica e divertida.

Advertisement
Continua depois da publicidade

No título recém-lançado, da escritora Isa Colli, ‘A Fada Verduxa’, a criançada aprende sobre conceitos como preservação e preocupação com a sustentabilidade. Na história, a protagonista é Verduxa, metade fada, metade curupira. Ela é a protetora das matas de uma belíssima região chamada Montes Belos. Atraído pelas exuberantes árvores do lugar, um ganancioso negociante de madeiras da vizinhança resolve explorar a área, mas Verduxa faz de tudo para defender sua floresta.

Para quem gosta de histórias com tradição indígena, o livro `Descobertas de Inaiá`, também de Isa Colli, conta os desafios e aprendizados da menina indígena Inaiá, quando ela começa a estudar em uma escola fora da aldeia. A chegada da jovenzinha no colégio muda a sua vida e dos colegas de classe.

Na história, os leitores irão conhecer lendas e danças do folclore, passadas de geração a geração pelos povos indígenas. Uma delas é a Lenda dos Jaguares. A outra é a Lenda de Yaci, que significa Lua para os Kambeba. O livro também mostra a dança do Kuarup (nome de uma árvore sagrada), realizada em rituais fúnebres; a Acyigua, dança mística do povo guarani, que é feita para resgatar a alma do índio que morre assassinado; Atiaru, ritual feito pelas mulheres para afugentar os maus espíritos e atrair os bons; e a Dança da Onça, só para citar alguns exemplos.

Continua depois da publicidade

Assim como em Verduxa, o enredo de Inaiá também traz, a lenda do Curupira. Na cultura Kambeba, o Kurupira é escrito com “K”. Ele é um ser mitológico que vive na floresta, protege a mata e os animais e avisa de perigos e fenômenos da natureza, como temporais. E pode apresentar diversas formas: pode ser uma mulher baixinha de cabelos vermelhos e pés virados para trás; um menino com as mesmas características; ou um ser totalmente branco.

“Esse livro conta com riqueza de detalhes as curiosidades sobre a cultura e tradições indígenas. É realmente um ótimo ponto de partida para trabalhar o folclore, com tantos personagens incríveis”, diz a autora.

Já o livro, ‘Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia’ conta a história de duas abelhinhas que percebem uma área completamente devastada pelos humanos na floresta onde vivem. Preocupadas, partem rumo à Floresta Amazônica em busca da ajuda de animais especializados em reflorestamento. Lá, descobrem que a própria espécie está ameaçada de extinção.

Advertisement
Continua depois da publicidade

“A floresta amazônica, com seus encantos e mistérios, abriga diversos personagens do folclore que não estão citadas nas aventuras de Vivene e Florine, mas podem inspirar e dar asas à imaginação dos professores e da garotada em sala de aula. São exemplos Iara, Lenda do Pirarucu, Lenda dos Rios Xingu e Amazonas e Lenda da Vitória Régia”, sugere Isa.

As obras da Editora Colli Books, além de lúdicas, são de fácil compreensão para o público mirim, e carregam em seus personagens uma oportunidade de levantar questões culturais, ricas em detalhes, que transmitem sempre um ensinamento.

“Nosso país é uma explosão de costumes culturais de diversas regiões e o folclore nada mais é do que o conhecimento de um povo. Minhas obras são escritas e desenvolvidas com um pouquinho de cada região, e sempre me inspiro em personagens do folclore brasileiro, a fim de levar magia, encantamento e principalmente cultura para os pequenos”, conclui a escritora.

Todos os livros da editora podem ser encontrados facilmente no Brasil, na Europa, e no mundo todo nos principais sites de e-commerce no formato impresso e e-book. Seguem alguns exemplos de lojas: Amazon, Wook, Fnac, Americanas, Submarino, entre outros. Para mais informações acessem o site www.collibooks.com.br.

Advertisement