Geral

Combate ao colesterol: nutricionista fala sobre alimentos que ajudam a evitar doenças

COMPARTILHE
Combate ao colesterol: nutricionista fala sobre alimentos que ajudam a evitar doenças
Foto: Divulgação
377
Advertisement
Advertisement

O colesterol elevado no sangue é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, líderes de mortalidade no Brasil, e pode levar a incidências como o infarto ou ao acidente vascular cerebral (AVC).

Advertisement
Continua depois da publicidade

Entretanto, nem todo colesterol é ruim, já que trata-se de um nutriente essencial para o corpo, funcionando como uma reserva de energia e usado na fabricação de hormônios.

“O colesterol está presente nos nervos, intestino, cérebro, músculos, fígado, pele e faz parte da produção de hormônios e da vitamina D. Mas em excesso ele pode ser prejudicial e aumentar risco de infarto e demais doenças cardiovasculares”, diz a nutricionista da Unimed Sul Capixaba, Adriana Macedo Sarzedas.

A diferenciação se dá entre o LDL, conhecido como mau colesterol, rico em gorduras saturadas e que pode trazer prejuízos à saúde, e o HDL, tipo de “bom colesterol”, que atua na remoção do colesterol ruim das artérias.

Continua depois da publicidade

Segundo a nutricionista, a alimentação é uma boa aliada para manter os níveis de colesterol em controle, além de hábitos mais saudáveis de vida como exercícios físicos diários e evitar fumar. “É preciso reduzir ou eliminar o consumo de alimentos processados ou ultraprocessados, aumentar o consumo diário de fibras na alimentação e tentar introduzir diariamente alimentos que possuem a função de reduzir o colesterol”, alertou a especialista.

Entre eles, estão azeite, oleaginosas (amêndoas, nozes), peixes ricos em ômega 3 (cavalinha, arenque, atum, salmão, truta, entre outros) e frutas como o abacate.

Confira alguns alimentos que contém o chamado “bom colesterol”:

Abacate
É um dos alimentos mais ricos em gordura boa. Recomenda-se consumir até meia fruta por dia.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Amêndoas
Ricas em gordura mono e poli-insaturada. Mas, atenção, o teor calórico é alto, então, devem ser consumidas com parcimônia.

Castanha-do-pará
Apesar de elevado teor calórico, é rica em proteína. Uma unidade por dia pode ajudar na prevenção do câncer e retardar o envelhecimento das células.

Peixes
Atum, sardinha e salmão têm a famosa gordura ômega 3, que ajuda no combate ao estresse, auxilia na concentração e melhora a saúde do coração. O consumo ideal é de duas vezes por semana.

Azeite de oliva
Uma colher de sopa contém cerca de 10 gramas de gorduras boas. Por ser calórico, deve ser consumido com moderação.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here