Espírito Santo

Assembleia Legislativa do ES apresenta Projeto que reduz ICMS de combustível e energia

COMPARTILHE
O deputado Carlos Von (DC) apresentou o Projeto de Lei (PL) 297/2022 que reduz para 17% no estado, as alíquotas do Imposto sobre Circulação
Foto: Governo do ES
125
Advertisement
Advertisement

O deputado Carlos Von (DC) apresentou o Projeto de Lei (PL) 297/2022 que reduz para 17% no estado, as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), para os combustíveis e a energia elétrica.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Conforme o texto da matéria, atualmente as alíquotas previstas são respectivamente de 27% e 25%, conforme os termos da Lei Estadual 7.000/2001, que trata do ICMS nesses segmentos de produtos e serviços.

Ao justificar a matéria, o deputado afirma que a medida está alinhada às alterações aprovadas no âmbito federal, a partir da publicação, no dia 23 de junho, da Lei Complementar Federal 194/2022, que prevê a alteração das alíquotas do imposto pelos estados.

Para promover as mudanças, a LC 194 passou a considerar os combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, bens e serviços essenciais, ou seja, que não são supérfluos.

Continua depois da publicidade

Com isso, ficou vedada a fixação de alíquotas sobre o ICMS para esses setores em patamares superiores aos das operações em geral, que têm percentuais entre 17% e 18%.

No texto do PL, que será analisado pelas comissões de Justiça e Finanças, o parlamentar cita a imprescindibilidade de os entes federativos adequarem as alíquotas do ICMS de acordo com as inovações trazidas pela Lei Complementar 194/2022.

Advertisement
Advertisement