Espírito Santo

Seminário debate gestão da água e seu uso nos diferentes setores econômicos

COMPARTILHE
No Espírito Santo, a gestão sustentável dos recursos hídricos é uma agenda da indústria. O reuso e a filtragem para o reaproveitamento da águ
128
Advertisement
Advertisement

No Espírito Santo, a gestão sustentável dos recursos hídricos é uma agenda da indústria. O reuso e a filtragem para o reaproveitamento da água e o uso de sistemas tecnológicos que demandam menor volume do líquido são algumas ações já implementadas por indústrias capixabas em seus processos.

Advertisement
Continua depois da publicidade

O reflexo dessas estratégias resulta no consumo de água pela indústria. Dados de 2020 da Agência Nacional de Águas (ANA) mostram que o setor industrial representa 9,7% do consumo de água no Brasil, e no Espírito Santo, responde por apenas 2,28% de toda a água consumida.

Para debater as iniciativas em torno da gestão da água, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio da Câmara de Mineração e do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas), participa do 1º Seminário Nacional “Gestão da Água: Interdisciplinar, interfederativa e os ODS”. O evento acontece na sexta-feira (15/7), na Assembleia Legislativa, em Vitória, a partir das 9h.

O membro da Câmara de Mineração e do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Findes e presidente da Comissão de Direito Minerário da OAB-ES, Victor Athayde Silva, destaca que a indústria possui uma boa interlocução com os agentes regulatórios no que se refere à política de recursos hídricos.

Continua depois da publicidade

“O seminário vai evidenciar como a gestão da água perpassa de alguma forma todas as esferas de entes federativos. E vale destacar, inclusive, no que diz respeito ao setor de rochas ornamentais, que há um grande número de indústrias que possuem um circuito fechado (ou seja, que evita desperdícios, reaproveitando esse bem natural) no uso de água no processo produtivo, propiciado inclusive pelo reuso”.

Silva será um dos mediadores do encontro ao lado do vice-presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas) da Findes e presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-ES, Alexandre Iunes.

 

Advertisement

Sobre o Seminário

Continua depois da publicidade

A programação do 1º Seminário Nacional sobre Gestão da Água vai reunir temas como: aspectos patrimoniais da água; gestão das águas que são patrimônio da União, como as minerais e termais; além dos cenários das concessões de saneamento e abastecimento de água. Os assuntos serão debatidos por especialistas das áreas.

O evento tem realização da Comissão de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), da Escola Superior de Advocacia (ESA-ES) e da ProfÁgua. Apoio da Findes, do Sindicato das Indústrias de Bebidas em Geral (Sindibebidas) e da Assembleia Legislativa.

 

1º Seminário Nacional sobre “Gestão da Água”

Dia: sexta-feira (15/7)

Horário: a partir das 9h

Local: Auditório Hermógenes Lima Fonseca – Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em Vitória Inscrições: https://www.oabes.org.br/eventos/inscricao/?id=88

 

Confira a programação:

9h – Abertura

9h20 – Painel 1: Água como bem difuso e patrimonial

Doutora em Ciência Ambiental, Pilar Villar

Geóloga, Débora Puccini Toci

Mediador: membro da Câmara de Mineração e do Coemas da Findes, presidente da Comissão de Direito Minerário da OAB-ES, Victor Athayde Silva

11h – Painel 2: A regulação do uso da água

Diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Fábio Anhert

Advogado na Agência de Regulação de Serviços Públicos do ES (ARSP), Alexandre Ventorim

Mediador: vice-presidente do Coemas da Findes e presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-ES, Alexandre Iunes

 

Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.