Política Regional

O vice de hoje será o candidato a governador em 2026?

COMPARTILHE
Renato Casagrande e Ricardo Ferraço
Fotos: divulgação
192
Advertisement
Advertisement

O nome de Ricardo Ferraço (PSDB) como vice de Renato Casagrande para o Governo do Espírito Santo já era mais do que esperado. Até historicamente esperado. Ou não, vai saber! Bem, o entrelace da vida política dos dois nos remete às eleições de 2010. Naquele ano, Ricardo Ferraço, então vice de Paulo Hartung, era o mais cotado para ser o candidato de Hartung ao governo. Mas alianças nacionais foram feitas e foi Renato Casagrande quem chegou ao Palácio Anchieta. Foi algo conturbado para Ricardo, bem se lembra quem acompanhou os bastidores na época. Mas passou, ao que parece.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Agora, ele chega novamente como vice. E o atual governador não poupa-lhe elogios: “Ricardo é uma pessoa que vai colaborar na campanha e, se tivermos vitória, com o Governo do Estado, um candidato a vice precisa ter um perfil colaborativo e agregador. Ricardo junta a confiança que já temos um no outro e o trabalho que já fizemos juntos”, disse Casagrande, em coletiva em Cachoeiro de Itapemirim, nesta quarta-feira (20). 

Na política, sabe-se bem, os apoios de hoje são alinhados pensando-se nas eleições de quatro anos à frente. Nada é feito por acaso e ninguém está lá sem motivo. A expectativa é: Renato, caso ganhe este ano, não poderá se candidatar novamente ao Executivo em 2026. Geralmente quem vem, em situações assim, é o vice. Então, será que a costura do nome de Ricardo passou pelas eleições de 2026 antes de os martelos serem batidos em 2022?

“Não há nenhuma conversa além de 2022. Vamos enfrentar uma eleição, que será dura. Eu não tenho nenhum compromisso com Ricardo para 2026 e ele não tem nenhum compromisso comigo. Temos compromisso agora, na campanha e, ganhando a eleição, governar juntos e bem o Espírito Santo”.

Continua depois da publicidade

A nós, meros observadores do mundo político, só resta esperar por 2026.

Advertisement