Cidades

Festa típica italiana mostrará as tradições culturais trazidas pelos imigrantes para Rio Novo do Sul

COMPARTILHE
Neste fim de semana (30 e 31 de julho) será realizada na comunidade de Mundo Novo, em Rio Novo do Sul, a 1ª Festa do Imigrante Italiano. O
376
Advertisement
Advertisement

Neste fim de semana (30 e 31 de julho) será realizada na comunidade de Mundo Novo, em Rio Novo do Sul, a 1ª Festa do Imigrante Italiano. O evento de dois dias terá músicas tradicionais, apresentação de grupos de danças típicas, delícias da culinária italiana, exposição de objetos originais trazidos pelos imigrantes, carretella de vinhos e aquela animação que é a marca registrada do alegre povo italiano.

Advertisement
Continua depois da publicidade

No sábado a festa começa pela manhã com uma caminhada que sairá do centro de Rio Novo e irá até a comunidade de Mundo Novo. Na parte da tarde acontecerá a “Carretella Dell’Allegria” – que não pode faltar em uma boa festa italiana – com distribuição de vinho durante o desfile. A noite de sábado encerrará com um show do cantor Barrosinho.

Já no Domingo, a abertura será com uma missa celebrada e cantada em italiano. Após a missa, a “Lira 23 de Dezembro” – animada banda rionovense – guiará o público até a área da festa, onde será servido um almoço com a deliciosa e tradicional polenta, o “tagliatelle” (talharim típico italiano), linguiça artesanal, queijo da roça e palmito (alimento local muito apreciado pelos imigrantes).

Na parte da tarde, danças tradicionais serão apresentadas pelos grupos “Luce dei Monti” de Rio Novo do Sul e “Ballo Nova Trento” de Aracruz.

Continua depois da publicidade

No final da tarde, o Grupo de Concertina de Linhares fará o público cantar e dançar ao som de suas concertinas, um instrumento musical que era muito popular entre os imigrantes europeus devido ao seu puro e bom som.

Jovens mantém as tradições vivas

As “sementes” da festa foram plantadas em 2012, quando jovens descendentes – alunos de um curso de Língua Italiana – decidiram realizar uma missa totalmente celebrada e cantada em italiano.

Em 2013 fundaram o grupo de dança “Luce dei Monti” (“Luz Das Montanhas”) em homenagem ao relevo montanhoso da comunidade de Mundo Novo, mas em 2014 o grupo se desfez.

Advertisement
Continua depois da publicidade

A juventude não desiste fácil e, em 2018, o grupo foi refeito e as atividades culturais recomeçaram. Porém, em 2019, o início da pandemia interrompeu as comemorações maiores. Em 2021, as restrições impostas pela Covid-19 permitiram somente a realização da missa no idioma italiano, celebrada na igreja central de Rio Novo do Sul.

A pandemia enfraquece e a festa italiana fortalece

Já em 2022, com a redução das restrições impostas pela Covid, os jovens do grupo de dança “Luce Dei Monti” – grupo responsável pela organização da festa – decidiram criar um evento com várias atrações e a 1ª Festa do Imigrante Italiano será finalmente realizada.

“A alegria típica do povo italiano está garantida! Quem comparecer na 1ª Festa dos Imigrantes Italianos terá a oportunidade de conhecer as tradições trazidas pelos imigrantes, sua culinária, suas músicas, suas danças e também conhecer objetos, móveis, ferramentas e até um moinho – com uma “pedra mó” (pedra de moer) trazida da Itália – que funciona até hoje, produzindo o fubá para a nossa deliciosa polenta.” – afirmou Rainer Castelari, coordenador do grupo “Luce Dei Monti”.

A 1ª Festa do Imigrante Italiano é organizada pelo Gruppo Folkloristico Luce Dei Monti, tem o apoio da Prefeitura de Rio Novo do Sul e da Associação de Desenvolvimento Comunitário e Esportivo de Mundo Novo.

O evento é aberto ao público e os shows são gratuitos. As comidas e bebidas serão cobrados conforme o consumo.

Programação da 1ª Festa do Imigrante Italiano

Dia 30/julho (sábado)

6h – Caminhada saindo do Centro da cidade em indo até a comunidade de Mundo Novo.

15:30h – “Carretella Dell’Allegria” (saindo do Bar do João Marcon e indo até Mundo Novo) com distribuição de vinho.

19:30h – Apresentação musical com o cantor Barrosinho.

Dia 31/julho (Domingo)

10h – Missa celebrada e cantada em italiano. Após a missa, a “Lira 23 de Dezembro” (tradicional banda rionovense) irá conduzir o público até a área do evento.

11:30h – Almoço típico com as delícias da culinária italiana.

13:30h – Apresentação de dança com o “Gruppo Ballo Nova Trento”, de Guaraná (Aracruz).

14h – Apresentação de dança com o “Gruppo Folkloristico Luce Dei Monti”, de Mundo Novo (Rio Novo do Sul).

15h – Apresentação musical com o Grupo de Concertina de Linhares.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here