Cotidiano

Ferramentas indispensáveis para marcenaria: saiba quais são

COMPARTILHE
20
Advertisement
Advertisement

Se você costuma mexer com madeira, seja para o trabalho ou para hobby, há uma série de ferramentas indispensáveis para marcenaria que você deve ter.

Continua depois da publicidade

De fato, as ferramentas para trabalhar com madeira são muito numerosas. Como em outras profissões, existem ferramentas para quase todas as tarefas. No entanto, existem utensílios que são obrigatórios quando se trabalha com madeira. 

Basicamente, essas ferramentas podem ser agrupadas em dois tipos principais: ferramentas manuais (isto é, aquelas que precisam de ação manual e nossa própria força para funcionar) e ferramentas elétricas.

Felizmente, com o aluguel de ferramentas, obter esses recursos se tornou muito simples e prático.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as ferramentas indispensáveis para marcenaria, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Ferramentas indispensáveis para marcenaria

As ferramentas indispensáveis para marcenaria em qualquer oficina ou caixa de ferramentas para trabalhar madeira são as seguintes:

Fita métrica

A fita métrica é uma das ferramentas manuais essenciais de carpintaria para trabalhar madeira. Qualquer projeto de carpintaria é muito suscetível à variação mínima na medição. 

Advertisement
Continua depois da publicidade

Portanto, é essencial ter uma fita métrica de precisão e fazer medições com cuidado para não arruinar seu trabalho. Agir corretamente é a chave para tornar um trabalho de carpintaria impecável.

Nível

Assim como é importante ter uma fita métrica para que as medições sejam precisas, para realizar projetos de carpintaria é necessário obter um bom nível. 

Com ele, você pode verificar a horizontalidade e a verticalidade dos pedaços de madeira e garantir que tudo esteja perfeitamente nivelado.

Martelo

O martelo é outra ferramenta vital para carpinteiros. Os martelos com cabo de aço coberto com borracha oferecem boa aderência e controle durante o uso e transmitem a força certa. 

Martelos com cabo de madeira vão muito bem para pregar, mas se você for fazer uso intensivo em carpintaria, recomenda-se que você use luvas de segurança ao usá-lo, porque eles fazem suas mãos suarem.

A coisa fundamental ao escolher um martelo de carpinteiro é escolher um que seja poderoso e leve o suficiente para poder fazer o trabalho que você precisa fazer, sem que seu peso o desgaste fisicamente ao usá-lo.

Lápis de carpinteiro

Um lápis é um elemento essencial para qualquer bom carpinteiro. O lápis é usado para marcar onde um corte deve ser feito.

Esquadrão

O esquadrão é uma das ferramentas essenciais de carpintaria, apesar do avanço da tecnologia. Um quadrado é usado para desenhar ângulos e verificar os graus das bordas.

Os melhores suportes de carpinteiro são quadrados de metal, já que os quadrados de plástico podem se deformar e perder sua eficácia ao fazer medições.

Serra manual

Apesar do fato de que existem serras elétricas de alta potência, a serra manual ainda é uma das ferramentas indispensáveis para marcenaria. 

A serra manual é a favorita dos carpinteiros tradicionais, pois permitem que você controle o corte e ofereça bons acabamentos. Serras elétricas e manuais se complementam perfeitamente. 

Existem projetos que precisam da paciência e precisão oferecidas pelo trabalho com uma serra manual, enquanto outros exigem a limpeza de corte de uma serra elétrica. Portanto, para quem gosta de carpintaria, ambos os tipos de serras são essenciais.

Bancada

Uma bancada de trabalho é uma ferramenta muito prática para um marceneiro ou entusiasta de marcenaria. Uma bancada ajuda você a apoiar o pedaço de madeira enquanto trabalha nele. 

Facilita o corte, perfuração, montagem, lixamento, etc. Existem modelos de bancadas que vêm equipadas com grampos para ajustar a madeira, que são presas à bancada e você pode trabalhar com segurança.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here