Cidades

Anchieta é classificado como ótimo no ranking capixaba de Transparência e Governança Pública

COMPARTILHE
Prefeitura de Anchieta promove Audiência Pública para elaboração da LOA 2023
Foto: divulgação
60
Advertisement
Advertisement

O site da Prefeitura de Anchieta foi classificado como ótimo pelo Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública, realizado pela entidade Transparência Capixaba. O trabalho avaliou todos os municípios do Espírito Santo e contou com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Conforme o levantamento, dos 78 municípios avaliados, 11 apresentaram nível “ótimo”- o que inclui Anchieta, 13 prefeituras estão no nível “bom”, enquanto que a maioria das cidades (30) foi classificada como “regular” no nível de transparência e governança pública. Além delas, outros 24 municípios estão no patamar “ruim” do Ranking Capixaba.

Segundo os resultados do levantamento, o Estado do Espírito Santo ficou na 1º posição, com 90,4 pontos, liderando o ranking no nível ótimo.

Para o prefeito Fabrício Petri, a classificação como ótimo é uma conquista, mas ainda, segundo ele, precisa melhorar. “Estamos no caminho certo, agradeço a todos servidores envolvidos nesse processo, mas ainda precisamos melhorar nossas informações e sermos ainda mais transparentes, munindo nossa população de todas informações necessárias”, disse.

Continua depois da publicidade

O Índice de Transparência e Governança Pública incentiva a elevação contínua de padrões e oferece um mecanismo permanente de monitoramento e promoção da transparência e da boa governança nas esferas estaduais, municipais e federal.

A Transparência Capixaba é uma entidade não-governamental, sem vínculo político-partidário e que não recebe verbas públicas, criada em 2001, com o objetivo de lutar pela transparência pública, combater a corrupção, defender o controle social técnico e da sociedade e a participação popular e estimular a conscientização sobre esses temas. A proposta inicial foi buscar dar alguma contribuição para ajudar a resolver o problema e não esperar somente por uma ação do Estado.

Advertisement
Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.