Educação

Professores ganham capacitação para acolher alunos imigrantes e refugiados

COMPARTILHE
High angle view of video conference with teacher on laptop at home. College student learning maths while watching online webinar, listening audio course. Top view of girl in video call with personal tutor on computer, distance and e-learning education concept.
43
Advertisement
Advertisement

O Ministério da Educação (MEC) está disponibilizando o curso de qualificação para preparar docentes capazes de atuar na formação e desenvolvimento dos estudantes estrangeiros. A especialização, lançada na última quinta-feira (9), é direcionada a professores brasileiros, que ao longo do curso terão a oportunidade de aprender mais sobre o acolhimento de alunos imigrantes e refugiados no ambiente escolar e multicultural brasileiro.

Continua depois da publicidade

A formação tem como objetivo possibilitar o contato dos participantes com aspectos históricos, sociais, políticos e educacionais que rodeiam a questão dos estrangeiros, a partir de métodos capazes de auxiliar no acolhimento dos alunos imigrantes e refugiados.

Os professores podem se inscrever através do site e terão acesso às aulas a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação – Avamec – com carga horária de 80 horas, divididas em dois módulos, com conteúdo prático e teórico.

Dificuldade dos refugiados no acesso à educação

Continua depois da publicidade

De acordo com o diretor de Formação e Valorização de Profissionais da Educação, Renato Brito, há cerca de 82, 4 milhões de refugiados no mundo, sendo metade crianças, e apenas 68% delas têm acesso ao sistema primário de educação, e 34% ao sistema secundário.

No Brasil, há mais de 57 mil pessoas reconhecidas como refugiadas e, no que se refere às crianças, há uma baixa expectativa de adesão à escola, cerca de 53% abaixo, quando comparado com as crianças brasileiras.

Segundo Brito, a dificuldade de acesso ao sistema escolar deve-se a fatores burocráticos, sociais, culturais e principalmente linguísticas. Diante disso, a formação para o acolhimento dos imigrantes e refugiados torna-se uma excelente forma de inclusão.

Advertisement
Continua depois da publicidade

 

*Com informações da Agência Brasil

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here