Cidades

Porto Central, em Kennedy, inicia Fóruns de Participação Social

COMPARTILHE
Porto Central Presidente Kennedy
Foto: divulgação
105
Advertisement
Advertisement

A abertura oficial dos Fóruns de Participação Social do Porto Central aconteceu na noite desta quarta-feira, 22, e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, representantes das mais de 25 instituições que integram os Fóruns de acompanhamento do Programa de Monitoramento Socioeconômico (PMSE), por meio da Comissão de Acompanhamento do Programa de Monitoramento Socioeconômico (CAMPOC); O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional (PADR), por meio do Comitê Gestor de Desenvolvimento Regional (CGDR) e o Programa de Mobilização e Desmobilização (PMD), por meio do Comissão Gestora da Mobilização de Desmobilização de Mão de Obra (CGMD).

Continua depois da publicidade

Todas as instituições participantes dos Fóruns pertencem aos municípios que estão na Área de Impacto Direto (AID) do Porto Central, fazem parte dela Marataízes (ES), Presidente Kennedy (ES) e São Francisco de Itabapoana (RJ).

Os Fóruns de Participação Social têm grande importância para o desenvolvimento regional. Por meio deles, as instituições podem acompanhar e fiscalizar o processo de implantação do empreendimento, é o elo entre o Poder Público, a Sociedade Civil, as Entidades de Classe, as Instituições de Ensino e Fomento com o Porto Central, sendo um espaço para debate, planejamento, avaliação e formulação de propostas de promoção do desenvolvimento ordenado da região.

“Esse é um projeto grandioso que vai gerar impactos positivos e negativos, por isso precisamos trabalhar, muito, para que o Porto Central seja bom e sustentável. Os Fóruns nos permitirão trabalhar com responsabilidade”, ressaltou Sueli Tonini, Gestora Ambiental do Porto Central.

Continua depois da publicidade

Os representantes dos governos municipais, que estiveram presentes na reunião, destacaram a expectativa na implantação do Porto Central. Para o Subsecretário de Desenvolvimento de Presidente Kennedy, Tiago Moreira de Almeida Pinheiro, “o Porto trará grandes investimentos para a região, teremos impactos negativos, mas os positivos serão maiores”. Já a Prefeita de São Francisco, Francimara Azevedo, destacou a importância da união dos Municípios para que o desenvolvimento ocorra de maneira sustentável.

Palestras

Durante a reunião dos Fóruns de Participação Social, o público pode conhecer maiores detalhes do Projeto do Porto Central e toda a logística que será utilizada para a sua implantação. As informações foram apresentadas pelo Gerente de Projetos do Porto Central, Fábio Creton.

Advertisement
Continua depois da publicidade

As empresas DVF Consultoria e P&B Consulting, fornecedoras do Porto Central, apresentaram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional e o Programa de Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra, Durval Vieira, CEO da DVF, destacou a importância da educação para a garantia do desenvolvimento regional. “Nos ajudem, estudem, se qualifiquem, só assim vamos garantir o desenvolvimento para essa região”, finalizou.

Por sua vez, Sueli Tonini, Gestora Ambiental do Porto Central, apresentou o que já foi feito dentro do projeto e quais serão os próximos desafios para a instalação do Porto Central.

Manifestação de interesse

Durante a reunião que marcou a abertura oficial dos Fóruns de Participação Social, 10 instituições manifestaram interesse em participar dos Fóruns e assinaram uma Declaração de Intenção de formalizar o Termo de Cooperação Técnica com o Porto Central que efetivará a integração dos mesmos aos Fóruns.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here