Educação

A 150 dias da Enem, confira 10 dicas para se preparar para a prova

COMPARTILHE
32
Advertisement
Advertisement

Este feriado de 16 de junho marca a contagem regressiva de 150 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em 13 de novembro. Nessa reta final o planejamento, o equilíbrio e o treino vão fazer a diferença para que os candidatos possam chegar preparados e conquistar bons resultados na prova mais importante do ano, que terá a participação de cerca de 3,5 milhões de estudantes em todo o país.

Continua depois da publicidade

A proximidade do exame pode trazer a impressão de que já não é possível se preparar adequadamente, mas isso não é verdade. Para estar preparado para as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, a recomendação é manter o equilíbrio de mente e corpo. O coordenador do 9º ano e do Ensino Médio do Centro Educacional Primeiro Mundo, Marcus Vinícius, afirma que ainda é possível fazer ajustes no plano de estudos para o exame. “Podemos dizer que estamos na reta final. O Planejamento é fundamental para ter êxito na prova, e ainda dá tempo de colocar os conteúdos em dia. A dica é estudar com disciplina redobrada, focar nos simulados e nas oficinas de redação”, destaca.

O especialista lembra ainda a importância da atenção às atualidades, principalmente levando em conta que o tema da Redação da prova costuma ser definido entre este mês e o final de julho. Logo, reforçar os conhecimentos gerais é fundamental para conseguir uma boa nota. “Conhecer os temas atuais e os tópicos que impactam a sociedade é importante, assim como ficar atento às dicas dos professores da área, que sempre estão antenados com os temas-chave”, complementa Marcus Vinícius.

 Confira abaixo dez dicas para a reta final do Enem:

1) Organize seus horários

Importante um horário de estudo baseado nos objetivos. Um aluno que concorrerá à vaga de Medicina, deve ficar disciplinas específicas da área, sem deixar de lado as outras áreas.

 2) Foco na rotina

Continua depois da publicidade

Estudo é uma rotina. Estudar nos mesmos horários é importante para que o organismo se adapte à rotina.

 3) Saiba o que você quer

A organização dos estudos é fundamental para o êxito no vestibular. Definir o objetivo e uma meta facilita o planejamento.

 4) Pesquise antes de focar

A definição das disciplinas a serem focadas dependem da Instituição de Ensino Superior desejada. O estudante precisa conhecer os editais dos vestibulares que irá prestar.

Advertisement

 5) A união faz a força

Continua depois da publicidade

Grupos de estudo podem ser ótima opção para alguns perfis de estudantes, reforçando inclusive a motivação. É uma técnica importante que complementa o estudo individual. Lembrando que, quando se explica algo, quem aprende é quem está explicando.

 6) De olho nas atualidades

A Redação constitui o grande fator de desempate nas provas. Tenha um planejamento direcionado para essa prova. Fique de olho nas notícias nacionais. Desde a aplicação do novo modelo do Enem, 75% dos temas propostos na redação envolvem o Brasil.

 7) Ainda dá tempo, se organize

Feriados e o recesso de julho são oportunidades para quem precisa colocar os conteúdos em dia. Faça simulados controlando o tempo para completar as questões. Elabore um resumo das matérias e revise seu plano de estudos para chegar com tudo em dia na prova.

 8) Corpo são, mente sã

Claro que é um ano de sacrifícios e dedicação, mas as atividades culturais, esportivas e recreação são importantes. Equilíbrio é tudo!

 9) O local certo

Para estudar, procure um local isolado, longe da passagem de pessoas. É importante evitar distrações. Se as redes sociais atrapalharem, vale o esforço de determinar um tempo para navegar.

 10) Se liga no APP

Use a tecnologia a seu favor. Aplicativos de celular podem ajudar bastante para a organização de estudos, com reforço de conteúdo e até como bloco de notas e lembretes. Procure por aplicativos com auxílio de foco e planejamento dos conteúdos (como o Focus To-Do), ou que permitam a criação de mapas mentais (como o Mindomo) ou de reforço de conteúdo.

Sobre o Centro Educacional Primeiro Mundo

Há mais de 31 anos no segmento da educação, o Centro Educacional Primeiro Mundo conta com certificações internacionais e metodologias modernas que oportunizam o protagonismo dos estudantes e levam para sala de aula conceitos de sustentabilidade.

A matriz curricular proporciona formação intelectual, emocional e social que prepara os alunos para bons resultados tanto na vida acadêmica como, também, pessoal e profissionalmente, promovendo o acesso a universidades brasileiras e internacionais de referência. A proposta pedagógica moderna disponibiliza recursos inovadores que proporcionam um aprendizado real e significativo, com incentivo à pesquisa e à experimentação, visando a ampliar o conhecimento, aliando teoria e prática na formação de cidadãos criativos, competentes, digitais e conscientes.

Tradição e qualidade

Inaugurado em 1991, o Centro Educacional Primeiro Mundo foi fundado pelo empresário Rômulo Rodrigues e sua esposa, Edir Cardoso. Desde o início de suas atividades, mantém uma filosofia educacional fiel aos princípios de sua fundação e um projeto pedagógico atualizado, moderno e capaz de atender às demandas do século XXI – era do conhecimento, da tecnologia, dos desafios de emancipação humana e da sustentabilidade planetária. Tradição e renovação equilibradas caracterizam sua ação educativa.

Além disso, a escola oferece o duplo diploma de Ensino Médio, brasileiro e americano, por meio de um programa de High School, que abre portas para o acesso dos alunos a mais de 4.000 universidades americanas. Esse programa acontece em parceria com a Genium, que escolheu o Primeiro Mundo como parceiro considerando a proficiência dos alunos na Língua Inglesa.

Desde 2020, o Primeiro Mundo também integra a Rede Inspira de Educadores, um dos maiores grupos de educação do país

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here