A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa no Espírito Santo acontece até o dia 31 de maio. Devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até dois anos de idade.
A expectativa do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do (Idaf), que coordena a ação, é que sejam vacinados em torno de um milhão de animais. As doses podem ser aplicadas pelos próprios produtores e as vacinas devem ser adquiridas apenas em lojas agropecuárias cadastradas no Idaf.
Aqueles que não têm animais com até dois anos de idade, devem atualizar o cadastro do seu rebanho.
Para o Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Espírito Santo (Fepsa-ES), a campanha deste ano será primordial para contribuir com a cobertura vacinal necessária, para que a meta do Espírito Santo de ficar livre da doença sem vacinação seja alcançada, conforme o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA).
“A vacinação nas duas etapas deste ano de 2022 será decisiva para o Espírito Santo. É uma união de forças entre os pecuaristas, o Fepsa-ES e as autoridades sanitárias, para que tornemos o Estado livre da febre aftosa sem a necessidade de vacinar. É muito importante que o pecuarista vacine seus animais e comprove a vacinação junto ao Idaf. E agora há a opção de fazer a declaração on-line, facilitando para o produtor”, destacou o presidente do Fepsa-ES, Neuzedino Alves de Assis.
Comprovação da vacinação
Para comprovar a vacinação, o produtor rural deve preencher o formulário “Declaração de Vacinação contra Febre Aftosa e Atualização do Rebanho” e apresentá-lo ao Idaf, com a nota fiscal de compra da vacina.
A comprovação pode ser realizada diretamente pelo sistema informatizado do Idaf (Siapec3), bem como ser enviada por e-mail para uma gerência local. Também pode ser entregue, presencialmente, em uma das gerências do Idaf.
Para comprovação vacinal e atualização cadastral: https://idaf.es.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-febre-aftosa.