Cidades

Projeto enaltece olhares dos caminhos de Alegre em Exposição Fotográfica Virtual

COMPARTILHE
Lançada nessa quinta-feira (19), a Exposição Coletiva Virtual
Foto: Luciano Bravo
117
Advertisement
Advertisement

Lançada nessa quinta-feira (19), a Exposição Coletiva Virtual “A cidade se faz no caminho” reúne o trabalho de 12 participantes em um acervo de 120 fotografias digitais que retratam as paisagens cotidianas da cidade de Alegre.

Continua depois da publicidade

O projeto é criação da artista visual Taynara Barreto e realizado com recursos da Fundação Nacional de Artes – Funarte. O trabalho foi contemplado pelo XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, um dos maiores prêmios da área no Brasil.

As fotografias são resultado da primeira Caminhada Fotográfica realizada no município. Os caminhantes percorreram o trajeto das sete praças centrais de Alegre e desenvolveram os conhecimentos adquiridos na oficina de mobgrafia ministrado pela artista.

O percurso foi escolhido pela inspiração de um trecho do hino da cidade: “E lá na praça a banda a tocar/ Velhas canções/ Que lembram o amor/A gente até fica alheio/Esquece da vida, esquece da dor”. Taynara explicou que o projeto é uma ode à cidade, “nossa pretensão sempre foi enaltecer a diversidade que existe no cotidiano do interior. Ser prestigiada com um dos maiores prêmios da fotografia brasileira com um projeto desenvolvido em uma cidade como Alegre é gratificante demais. É um presente para todos os alegrenses. Para que eles não se esqueçam de observar e valorizar os caminhos dessa cidade cheia de memórias”.

Continua depois da publicidade

O “relicário imagético”, como Taynara gosta de dizer, apresentado na exposição revela caminhos sensíveis de olhares para a arquitetura, o cotidiano, as mudanças sociais da cidade, a beleza dos traços de mata atlântica presentes em todo o caminho percorrido pelos caminhantes.

“O objetivo é revelar que existe nas cidades interioranas de todo Brasil um precioso valor cultural e artístico apenas pela singeleza desses lugares. Revelar Alegre para todo país de maneira tão sensível é avassalador”, finalizou.

A Exposição Coletiva Virtual A cidade se faz no caminho ainda ampliou a percepção da experiência e trouxe, como ferramenta de acessibilidade, a #PraCegoVer. As legendas de descrição das imagens podem ser vistas na versão do site acessada por computadores.

Advertisement
Continua depois da publicidade

A exposição ficará no ar sem data limite para encerramento. Você pode conhecer mais acessando acidadesefaznocaminho.com.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here