Cidades

Primeira Festa da Palmeira Juçara agitará Rio Novo do Sul neste final de semana

COMPARTILHE
Neste final de semana a cidade de Rio Novo do Sul (capital estadual da juçara) realizará a Primeira Festa da Palmeira Juçara, que terá
139
Advertisement
Advertisement

Neste final de semana a cidade de Rio Novo do Sul (capital estadual da juçara) realizará a Primeira Festa da Palmeira Juçara, que terá vários shows musicais, apresentação de pratos e artesanatos feitos com os frutos da palmeira juçara, concursos e desfile para a escolha de Rainha e Princesas da Juçara.

Continua depois da publicidade

A festa contará com uma praça de alimentação onde os visitantes encontrarão comidas e bebidas, além de estandes com cerveja, chopp, vinhos, geleias, biscoitos, queijos, embutidos e outros produtos feitos no próprio município. A entrada é gratuita!

A festa começa hoje (13) e vai até o Domingo (15). Confira a programação completa no final da matéria.

 

A palmeira Juçara

Continua depois da publicidade

A Palmeira Juçara é uma árvore nativa da Mata Atlântica e produz – além do já conhecido palmito – um fruto muito semelhante ao açaí amazônico, porém com um sabor mais atrativo e com propriedades nutritivas maiores que o açaí amazônico.

O plantio e o cultivo da palmeira Juçara – bem como a produção e industrialização do “açaí Juçara”, são de grande importância ecológica pois seus frutos são colhidos e a árvore não é cortada, continuando viva na natureza, diferente do que acontece na produção de palmito, em que árvore é eliminada para a retirada da polpa situada na ponta do caule.

Advertisement
Continua depois da publicidade

 

Rio Novo do Sul é a capital estadual da Juçara

Declarado recentemente como a “capital estadual da Juçara”, o município de Rio Novo do Sul está apoiando e incentivando o plantio, cultivo, produção e industrialização dos frutos da palmeira Juçara que, além de ajudar a incrementar a economia do município, preservam a Mata Atlântica intacta.

“A palmeira Juçara é uma árvore natural das matas litorâneas e seu fruto já é consumido e conhecido no Brasil como o ‘açaí da Mata Atlântica’. O cultivo e a exploração comercial de seus frutos têm uma característica altamente sustentável, pois ajudam a atender as necessidades econômicas da geração atual – sem agredir a natureza – preservando o meio-ambiente e deixando um mundo melhor para as próximas gerações”, declarou o prefeito Nei Castelari.

 

Confira a programação:

SEXTA (dia 13)

. 18h – Abertura

. 20h – Desfile para a escolha da 1ª Garota Juçara (rainha e princesas)

. 21:30h – Show com Emerson Marques (o Tchê da Sanfona)

. 22:30h – Show com o cantor Odair de Paula

SÁBADO (dia 14)

. 19h – Aula show de gastronomia com os chefs Gilson Surrage e Rovênia Gomes apresentando os deliciosos pratos “Arroz à Juçara” e “Grelhado de Tilápia ao Molho Juçara”

. 20:30h – Coroação da Rainha e Princesas Juçaras

. 21:30h – Show com o cantor Téo Alves

. 22:30h – Show com o conjunto Musical Prateado

DOMINGO (dia 15)

. 17h – Oficina de artesanato utilizando as sementes de Juçara

. 19h – Premiação do stand com melhor decoração temática sobre Juçara

. 20h – Concurso do maior cacho de Juçara

. 20:30h – Show com Barrozinho e seus teclados

 

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here