Grande Vitória

Olho no céu: na noite de domingo eclipse lunar poderá ser visto em Vitória

COMPARTILHE
Um eclipse lunar ocorre sempre que há um alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, nesta sequência. Já no fim da noite deste domingo (15)
Foto: Nasa
188
Advertisement
Advertisement

Um eclipse lunar ocorre sempre que há um alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, nesta sequência. Já no fim da noite deste domingo (15) e início de segunda-feira (16), o espetáculo astronômico poderá ser observado no céu, desde que não haja nuvens encobrindo a Lua.

Continua depois da publicidade

Segundo informações do professor Sérgio Mascarello Bisch, membro do Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e diretor técnico-científico do Planetário de Vitória, a Lua começará a ser encoberta pela sombra da Terra (umbra) às 23h28min do domingo, pelo horário de Brasília.

A fase total do eclipse, quando a Lua ficará totalmente encoberta pela sombra da Terra, terá início à 00h29 e terminará por volta de 01h54 da segunda-feira, durando cerca de 1h25min. Após esse período de totalidade, a Lua ainda permanecerá parcialmente eclipsada até às 02h55. No início do eclipse, a Lua estará aproximadamente no meio do céu, sendo facilmente visível, se não houver nuvens.

“Ao contrário de um eclipse solar, que requer equipamentos e cuidados especiais para uma observação segura, um eclipse lunar pode ser observado a olho nu por qualquer pessoa, com toda a segurança. O uso de binóculos ou de um pequeno telescópio podem tornar a observação mais interessante, mas o espetáculo é belo e cativante mesmo quando observado a olho nu”, destacou o professor Sérgio.

Continua depois da publicidade

O eclipse lunar será visível em Vitória e em todo o Brasil, se as condições meteorológicas permitirem e o céu estiver limpo, bem como em toda a América, na África e em grande parte da Europa.

De acordo com a coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), no domingo (15) a previsão é mudanças na direção dos ventos no Espírito Santo. O sol deve aparecer entre algumas nuvens e há previsão de chuva no início da manhã, com aberturas de nuvens no decorrer do dia.

Lua laranja

Uma curiosidade do eclipse lunar, de acordo com o diretor técnico-científico do Planetário de Vitória, a Lua não fica completamente escura durante um eclipse lunar total, mas apresenta, em geral, uma coloração vermelho alaranjada, perfeitamente visível.

Advertisement
Continua depois da publicidade

“Isto se explica pelo fato de a Terra possuir atmosfera, a qual funciona como se fosse uma lente e um filtro: como uma lente, ela desvia, por refração, os raios de luz vermelha do Sol para o interior do cone de sombra da Terra e, agindo como um filtro, bloqueia a luz solar azul, espalhando-a em outras direções. Um astronauta que estivesse na Lua, olhando para a Terra durante um eclipse lunar total, veria o nosso planeta como um disco escuro circundado por um anel vermelho brilhante. Se a Terra não possuísse atmosfera, não teríamos este efeito”, detalhou.

Ainda sobre a coloração da Lua durante o eclipse, o professor Sérgio Mascarello Bisch explicou que a cor exata que o satélite da Terra apresenta nessas ocasiões varia bastante, podendo ser laranja, vermelha, marrom escura ou, até mesmo, cinza escuro, dependendo do tipo e quantidade de poeira existente na alta atmosfera do nosso planeta e das nuvens nas regiões onde ocorrem as auroras e crepúsculos no momento do eclipse. A cor da luz da Lua, durante o eclipse, nos informa não sobre ela, mas sobre a atmosfera da Terra.

Chuva de meteoros

Outro fenômeno astronômico ocorrendo neste mês de maio é a chamada chuva de meteoros, que pode ser vista a olho nu também, mas isso depende do local onde a pessoa buscará visualizar o céu. O ideal é que seja um local com horizonte desimpedido, especialmente o horizonte leste, e, de preferência, com um céu escuro, com pouca poluição luminosa, ou seja, o recomendável é observá-la de um local distante da iluminação da cidade.

A chuva de meteoros, denominada Eta Aquáridas, tem pico previsto até por volta do dia 20 de maio, com o ponto radiante, isto é, de onde emergem os meteoros, na constelação de Aquário e é resultado de fragmentos deixados pelo cometa Halley ao longo de sua órbita em torno do Sol. O fenômeno é melhor observado de madrugada, quando a constelação de Aquário já tiver nascido à leste no céu.

Planetário de Vitória

O Planetário de Vitória é um dos seis Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) da capital e fica localizado dentro do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo.

Neste mês de maio, o Planetário de Vitória retoma os atendimentos presenciais a turmas de escolas, comunidade universitária e ao público em geral, com a apresentação de sessões de planetário, oficinas e sessões de observação do céu com telescópio.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here