A frente fria está de volta. Em 2022, um mês antes da data oficial, o inverno vai começar a se instalar no Brasil. Segundo o MetSul, os modelos climáticos mostram para a semana que vem, entre os dias 18 e 20 de maio, o ingresso da primeira massa de ar frio de forte intensidade do ano no Sul do Brasil e que vai alcançar áreas do Centro-Oeste, do Sudeste, inclusive o Sul do Espírito Santo, e mesmo do Norte do país (friagem) pela sua trajetória continental pelo interior da América do Sul.
Mas, antes disso, o “Let it go” vai dar as caras nas terras capixabas. Segundo o Incaper, já no próximo sábado (14) a temperatura diurna cai em todas as regiões do Estado. No Sul, por exemplo, há possibilidade de mínimas em torno dos 14 graus.

Frente fria no outono
Na primeira quinzena de junho, conforme os dados do MetSul, uma nova frente fria aliada a uma massa de ar polar mais intensa pode atingir o Brasil com queda acentuada da temperatura nos Estados do Sul, Centro-Oeste e Sudeste, mais uma vez provocando geada em muitas cidades e registro de mínimas perto ou abaixo de zero em diversas localidades.
O predomínio, nos próximos 30 dias, será de ar frio no Sul do Brasil e em alguns momentos avançando até o Centro-Oeste e o Sudeste. A dinâmica é, claramente, de inverno com alta frequência de pulsos de ar frio e alguns de maior intensidade. Isso, entretanto, não significa que os próximos 30 dias vão ser gelados.
La Niña
A chegada do frio mais cedo neste ano tem todas as impressões digitais da La Niña. O fenômeno se caracteriza pelo resfriamento anômalo das águas do Oceano Pacífico na faixa equatorial. Assim, a atmosfera está em modo de La Niña desde o final do inverno de 2021 e o fenômeno trouxe a severa estiagem nos Estados do Sul durante o verão que foi responsável pela quebra da safra com perdas bilionárias nas culturas de milho e soja.
O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].