Cidades

Frente fria de forte intensidade alcançará o Sul do Espírito Santo na próxima semana

COMPARTILHE
gear frio frente fria outono Frio do outono deve chegar mais cedo que o normal em 2022
574
Advertisement
Advertisement

A frente fria está de volta. Em 2022, um mês antes da data oficial, o inverno vai começar a se instalar no Brasil. Segundo o MetSul, os modelos climáticos mostram para a semana que vem, entre os dias 18 e 20 de maio, o ingresso da primeira massa de ar frio de forte intensidade do ano no Sul do Brasil e que vai alcançar áreas do Centro-Oeste, do Sudeste, inclusive o Sul do Espírito Santo, e mesmo do Norte do país (friagem) pela sua trajetória continental pelo interior da América do Sul.

Continua depois da publicidade

Mas, antes disso, o “Let it go” vai dar as caras nas terras capixabas. Segundo o Incaper, já no próximo sábado (14)  a temperatura diurna cai em todas as regiões do Estado. No Sul, por exemplo, há possibilidade de mínimas em torno dos 14 graus.

Imagem: MetSul

Frente fria no outono

Na primeira quinzena de junho, conforme os dados do MetSul, uma nova frente fria aliada a uma massa de ar polar mais intensa pode atingir o Brasil com queda acentuada da temperatura nos Estados do Sul, Centro-Oeste e Sudeste, mais uma vez provocando geada em muitas cidades e registro de mínimas perto ou abaixo de zero em diversas localidades.

O predomínio, nos próximos 30 dias, será de ar frio no Sul do Brasil e em alguns momentos avançando até o Centro-Oeste e o Sudeste. A dinâmica é, claramente, de inverno com alta frequência de pulsos de ar frio e alguns de maior intensidade. Isso, entretanto, não significa que os próximos 30 dias vão ser gelados.

La Niña

Continua depois da publicidade

A chegada do frio mais cedo neste ano tem todas as impressões digitais da La Niña. O fenômeno se caracteriza pelo resfriamento anômalo das águas do Oceano Pacífico na faixa equatorial. Assim, a atmosfera está em modo de La Niña desde o final do inverno de 2021 e o fenômeno trouxe a severa estiagem nos Estados do Sul durante o verão que foi responsável pela quebra da safra com perdas bilionárias nas culturas de milho e soja.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here