Saúde e Bem-Estar

Cuidados com o sol devem ser tomados o ano inteiro para prevenir câncer de pele

COMPARTILHE
Os cuidados com a pele devem ser mantidos o ano inteiro, e não apenas durante o verão, quando a incidência solar é maior. O alerta é do
63
Advertisement
Advertisement

Os cuidados com a pele devem ser mantidos o ano inteiro, e não apenas durante o verão, quando a incidência solar é maior. O alerta é do médico radioterapeuta Nivaldo Kiister. Segundo ele, o risco de desenvolvimento de câncer de pele é maior quando não há proteção.

Continua depois da publicidade

“Os cuidados devem ser sempre os mesmos, independente do período do ano, sendo que no verão devemos redobrar os cuidados. Estamos situados geograficamente numa região onde a incidência de raios ultravioletas é muito grande e isso implica que devemos continuar usando protetor solar da mesma forma”, afirma o especialista do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV).

O câncer de pele não melanoma é o mais incidente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Quando detectado de forma precoce, apresenta altos percentuais de cura.

O câncer de pele é típico em pessoas de pele clara e com 50 anos ou mais. É dividido em três tipos: carcinoma basocelular, frequente no rosto; carcinoma espinocelular, no restante do corpo, onde a pele fica mais exposta ao sol; e melanoma, forma mais grave e que pode surgir no corpo, na maioria das vezes, sobre uma mancha ou pinta.

Continua depois da publicidade

Nivaldo Kiister recomenda a escolha de um protetor solar de qualidade, para uso diário o ano inteiro, e não se expor ao sol no horário entre 10h e 16h.

“Recomendo a escolha de um bom protetor solar, com FPS de pelo menos 30. Se a pessoa tem pele muito clara, cabelo loiro e olhos azuis, pode escolher um filtro com FPS 50 ou até superior. Caso a pessoa se molhe, toda vez que sair da água, deve reaplicar o produto assim que a pele estiver seca”, orienta o médico.

Por ano, no Brasil, são registrados 176.930 novos casos de tumores de pele não melanoma e 8.450 do tipo melanoma.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Lesões indicativas de câncer de pele têm aparência elevada e brilhante, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida e que sangra facilmente; pinta preta ou castanha que muda de cor e textura; e mancha ou ferida que não cicatriza e cresce, apresentando coceira, crostas ou sangramento.

“Toda vez que uma dessas pintas apresenta alteração quanto à cor, tamanho, prurido e sangramento, é sinal de alerta de que algo de errado está acontecendo. Procure um médico imediatamente. Outra coisa importante é observar o aparecimento de mancha preta embaixo da unha ou na sola dos pés. Pode ser indício de melanoma”, disse.

 

Tratamento

A radioterapia é uma modalidade de tratamento utilizada para combater o câncer de pele, com altos índices de cura, sendo que os tipos mais comuns são os carcinomas basocelular e espinocelular. Ela também trata tumores mais agressivos, como melanoma e tumores de células de Merkel.

“Na radioterapia, o tratamento é realizado numa máquina que emite irradiação de baixa penetração. Usamos a energia à base de elétrons, que é própria para essa indicação. A duração do tratamento depende de cada caso, mas em média são 15 dias úteis seguidos. Cada sessão dura em torno de 2 minutos”, explica Nivaldo Kiister.

Além da radioterapia, outra forma de enfrentar a doença, segundo o médico, é com cirurgia.

 

Sobre o IRV

O Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) é pioneiro nesse atendimento na rede privada do Espírito Santo. Atua com tecnologia de ponta e equipe experiente e altamente qualificada.

Fundado em 2005, o IRV trabalha com as mais modernas técnicas em radioterapia associadas a uma filosofia de trabalho multidisciplinar que prioriza o acolhimento e o bem-estar dos pacientes.

O IRV tem convênio com os maiores planos de saúde do Espírito Santo, como Unimed, Samp, São Bernardo, Bradesco Saúde, MedSênior, Pasa/Vale, Arcelor/Abeb, Petrobras, Cassi (BB), Saúde Caixa, Banescaixa, Amil, Sul América, Mediservice, Codesa, Cesan, Geap, entre outros.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here