Internacional

Com Blinken, ministro turco diz que preocupações do país sobre Otan são legítimas

COMPARTILHE
12
Advertisement
Advertisement

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, se reuniram hoje em Nova York, e abordaram a entrada de Finlândia e Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), algo que vem sendo criticado por Ancara.

Continua depois da publicidade

“A Turquia tem apoiado a política de ‘Portas Abertas’ da Otan mesmo antes desta guerra. Mas em relação a esses candidatos também temos preocupações legítimas de segurança de que eles estavam apoiando organizações terroristas”, afirmou Çavusoglu. Segundo ele, a Turquia entende as preocupações de segurança, mas as turcas “também devem ser atendidas”. “Essa também é uma das questões que devemos continuar discutindo com amigos e aliados, incluindo os Estados Unidos”, afirmou.

Em comunicado conjunto emitido após o encontro, os representantes indicam que reiteraram seu apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia contra a guerra inaceitável da Rússia. “Neste quadro, os Estados Unidos e a Turquia reafirmaram seu apoio para encontrar uma solução para acabar com a guerra”, diz o documento.

Matheus Andrade
Estadao Conteudo
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here