O Espírito Santo possui, até esta segunda-feira (11), 1.042.609 confirmações de Covid-19 desde o início da pandemia. As informações são da atualização diária do Painel Covid-19.
O número de óbitos aumentou nas últimas 24 horas, com mais uma morte. Até agora, 14.361 pessoas perderam a luta contra a doença. A taxa de letalidade pela Covid-19 está em 1,4% e há, ainda, 426.953 pessoas aguardando o diagnóstico.
O número de curados também subiu chegando a um total de 1.004.624 casos que tiveram cura.
As cidades com mais casos de infectados no Espírito Santo são: Serra (121.236 casos e 1.717 mortes), Vila Velha (116.327 casos e 1.970 mortes), Cariacica (81.359 casos e 1.562 mortes), Vitória (110.237 casos e 1.408 mortes) e Cachoeiro de Itapemirim (49.121 casos e 716 mortes).
A Covid-19 afeta as pessoas de diferentes maneiras. A maioria dos infectados apresentará sintomas leves a moderados e não precisará de hospitalização. Os sintomas mais comuns são tosse e cansaço. Os mais incomuns são dores e desconfortos, dor de garganta, perda de olfato e paladar, além de diarreia e conjuntivite.
Há ainda aqueles casos que necessitam de hospitalização. É necessário buscar ajuda médica em caso de dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito ou perda de fala ou movimento.
Em média, os sintomas aparecem cinco ou seis dias depois de a pessoa ser infectada com o vírus. Porém, há casos em que os sintomas surgiram após quase 14 dias.
Covid-19: veja os cuidados
A pessoa com Covid-19 confirmado deve permanecer em quarto preferencialmente com banheiro separado. Quando conviver com as demais pessoas da casa, deve usar máscara protetora (do tipo cirúrgica, simples), manter as mãos bem limpas e de preferência com álcool gel e praticar a etiqueta respiratória.
– Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
– Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
– Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
– Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
– Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
– Fique em casa se você se sentir indisposto.
– Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
Ligue com antecedência para o plano ou órgão de saúde e peça direcionamento à unidade mais adequada. Isso protege você e evita a propagação de vírus e outras infecções.
– Minimizar o contato com os outros moradores da residência
– Não dividir utensílios e aparelhos eletrônicos de uso pessoal
– Higiene constante do ambiente e das mãos
– Respeitar as recomendações médicas de isolamento e não sair de casa
Máscaras
Quem usa máscara pode ajudar a prevenir a propagação do vírus para outras pessoas. Isoladamente, as máscaras não são uma proteção contra a Covid-19, e o uso delas deve ser combinado com o distanciamento físico e a limpeza das mãos. Siga as orientações da autoridade local de saúde.