Geral

Dia Mundial da Hemofilia é celebrado no domingo e data quer conscientizar sobre doença

COMPARTILHE
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra o Câncer, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) e o
72
Advertisement
Advertisement

O Dia Mundial da Hemofilia é celebrado no domingo (17), com a finalidade de ampliar as informações sobre a conscientização da doença, tratamento e a forma de vida saudável que todo portador pode ter, se seguir as orientações médicas de forma correta.

Advertisement
Continua depois da publicidade

De acordo com a médica Jussara David, hematologista do Centro de Tratamento de Hemofilia do HECI, essa é uma doença hemorrágica hereditária que cursa com sangramentos devido à falta de um dos fatores da coagulação do sangue.

“Quando falta o fator oito, chamamos de Hemofilia A e quando falta o fator nove, chamamos de Hemofilia B. Ela pode ser classificada como leve, moderada ou grave, dependendo da quantidade de fator presente”, explica.

O Dia Mundial da Hemofilia é celebrado no domingo (17), com a finalidade de ampliar as informações sobre a conscientização da doença, tratamento

Continua depois da publicidade

Os sintomas podem ser sangramentos internos ou externos, grandes hematomas, sangramentos pós-cirurgia ou de forma espontânea, sem uma causa aparente. Ainda segundo a médica, o sangramento dentro das articulações pode causar deformidades e perda da função articular.

A hematologista ressalta que os pacientes devem comparecer regularmente ao Centro de Tratamento de Hemofilia para avaliação clínica e exames de sangue de rotina, como sorologias e pesquisa de inibidores.

Dia Mundial para conscientização da Hemofilia

“Esses exames são feitos de acordo com a demanda de cada paciente e os resultados ajudam a adequar o tratamento de cada um”, afirma.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Atualmente, o hemofílico conta com produtos seguros para uso que evitam o sangramento.  Quando o uso é feito regularmente e de forma correta, evita também o sangramento dentro das articulações e suas consequências, com isso, o paciente consegue realizar suas atividades normalmente.

Além disso, é importante frisar que para a descoberta da doença, o principal caminho é a avaliação clínica de um hematologista, por isso o Dia Mundial da Hemofilia deve ser de conscientização.

Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.