Cidades

Cultura em Toda Parte: Marataízes recebe programação gratuita da caravana cultural no fim de semana

COMPARTILHE
De 29 de abril até 1º de maio, a caravana do projeto Cultura em Toda Parte 2022 desembarca na cidade de Marataízes a cidade sede do evento,
75
Advertisement
Advertisement

De 29 de abril até 1º de maio, a caravana do projeto Cultura em Toda Parte 2022 desembarca na cidade de Marataízes a cidade sede do evento, com uma programação cultural totalmente gratuita e desenvolvida para toda microrregião Litoral Sul, que contempla os municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul. As apresentações acontecem no Caminhão Palco e na Feira do Artesão, na Praia Central, e na EEEFM Domingos Martins. Toda a programação é gratuita.

Continua depois da publicidade

Durante os dias de evento, o público poderá conferir um recorte da produção cultural do Espírito Santo, com 13 apresentações culturais divididas em shows musicais de diversos gêneros, espetáculos teatrais e de dança, contação de histórias e mostra audiovisual comprovando a diversidade e o talento dos artistas capixabas. Os profissionais selecionados foram escolhidos por meio de chamada pública, que aconteceu entre os meses de janeiro e fevereiro, por meio do Mapa Cultural ES.

Programação

Quem abre o evento, na sexta-feira (29), a partir das 10h, na EEEFM Domingos Martins, é o teatro lambe-lambe Carta pra Você, da L.A.R Diversões Com Histórias. Inspirado em uma música da banda NX Zero, o espetáculo conta a história de um rapaz que, trancado em seu quarto, vive a dúvida entre viver o amor da vida real ou o amor imaginário pelas das cartas.  À noite, às 19h, na Feira do Artesão, na Praia Central, o público confere o espetáculo de dança-teatro, Quem Está Aí?, com a bailarina Mária Lopes da Costa. Inspirada no livro “Who Goes There?” do escritor John W. Campbell, a performance aborda os medos com os quais temos que lidar diariamente, por meio do sentimento angustiante de não saber realmente “quem está aí?”.

Na sequência, no Caminhão Palco estacionado na Praia Central, a música toma conta do evento com a apresentação da Marajah. No repertório músicas lançadas nos cinco anos de carreira, como “Flor Da Noite, Flor Do Dia” e “Entender o Que Sei”. Fechando o primeiro dia de evento, a Mostra de Videoclipes. A sessão, que une o audiovisual a música, exibirá dez produções em uma sessão que apresenta a pluralidade de gêneros musicais e estéticos de artistas que produzem no Espírito Santo.

Continua depois da publicidade

No sábado (30), a programação tem início a partir das 17 horas, na Feira do Artesão, com o Festival Olubajé, que apresenta uma festa das culturas de matrizes africanas, em que são distribuídas as comidas dos orixás. Logo após, no Caminhão Palco, o público confere a apresentação As Zungueiras do Itapemirim, que traz a ancestralidade das zunguerias enquanto figuras de resistência a partir de uma dramaturgia lúdica e psicomotora, que engloba didática e cultura corporal do movimento.

Depois a música, toma conta do Cultura em Toda Parte com o show Reduto, de Clara Marins. A apresentação reúne o trabalho autoral da artista, além de canções de Fábio Coelho, pai e mentor que estará no palco ao lado do músico Ronnie Silveira. As composições de Clara passeiam por estilos variados, como a MPB, o Samba e a Bossa Nova, fazendo uma ligação harmônica entre os diferentes gêneros musicais, incluindo o uso dos Pios Maurílio Coelho, em um show naturalmente intimista com elementos da cultura capixaba e brasileira. Fechando a programação, o cantor e compositor Joaoeascoisasnaoessenciais. A apresentação do músico mescla uma gama de referências da música brasileira ao rock.

No domingo (1º), toda a programação acontecerá no Caminhão Palco: às 16h, será apresentado o espetáculo O Desmantelo de Roberval Mão Lisa e Rodinei Boa Morte, do grupo Os Viajero.  A peça é inspirada no mamulengo e no teatro de rua, performada pelos gêmeos André e Davi Forecchi Giovanni, através da interação cênica de duas criações particulares: o homem-palco e o homem-banda. Logo após, o Grupo de Teatro Rerigtiba toma as ruas com a peça O Rei de Quase Tudo.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Na sequência, a partir das 18h, a cultura popular é o destaque da programação com Grupo de Jongo Maria Preta e Zé Porto, do município Marataízes. O Grupo apresentará várias danças típicas do jongo ao som dos tambores e das casacas. A atração seguinte é a banda Estado de Sítio que promete um show com um som marcante e vigoroso. Com mais 20 anos de carreira, essa banda de da cidade de Alegre vai apresentar o trabalho dos seus dois álbuns Aparências (2006) e Estiagem (2017), além das canções inéditas do terceiro álbum com previsão de lançamento para 2022. Com influências que vão de Led Zeppelin a Nação Zumbi.

Encerrando as atividades do fim de semana, o Soturno, que mistura o erudito e o popular em um trabalho experimental e instrumental. Formada em 2019, esse grupo musical cachoeirense conta com o maestro e saxofonista Fabio Coruja; o guitarrista e compositor Arício Távora; o pianista e compositor Marcelo Biato; o baixista e compositor Fábio Coelho e o baterista Ronnei Silveira.

Atividades de formação para estudantes

No município de Marataízes acontecerão 03 oficinas e 03 palestras, na quinta-feira (28) e na sexta-feira (29), e que são voltadas somente para os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Domingos Martins. Os participantes que completarem a carga horária dos cursos terão direito a certificado. Toda a programação é gratuita.

As oficinas contemplam três formações. A oficina Bricolagem em Toda Parte, abre a programação, na quinta-feira (28), com o arquiteto Eduardo Perim, que atenderá a duas turmas individuais, às 9h e às 14h30. Depois, na quinta (28) e sexta-feira (29), às 14h30, acontecem duas oficinas: Fotografia, Olhares e Afetos, com a fotógrafa Thais Gobbo; e Iniciação Teatral, com a arte-educadora Lorena Rabello. As duas atividades acontecem com turmas únicas.

As palestras acontecem em apresentação única. Na quinta-feira (28), às 10 horas, quem abre a programação é o produtor e músico Fepaschoal com a explanação As Formas de Criação na Música Popular Brasileira. À tarde, a partir das 15h30, o artista visual Handerson Chic traz a arte urbana para o centro do debate com a palestra A Arte Urbana do Graffiti. Fechando o ciclo de palestras, na sexta-feira (29), a partir das 10 horas, a palestra O que é Patrimônio Cultural?, com a turismóloga e especialista em Preservação e Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Brasileiro pela UNESCO, Joelma Consuelo.

A caravana do Cultura em Toda Parte – Região 2 já passou por Baixo Guandu, Vargem Alta e Linhares. Depois do município de Marataízes, o projeto encerra sua itinerância na cidade de Guaçuí, entre os dias 13 e 15 de maio. O Cultura em Toda Parte foi idealizado pela Secult e está sendo gerido por duas organizações da sociedade civil: o @parceirosdobeminstituto e o @galpaoibca vão cuidar de 100 ações, em cinco municípios e cinco finais de semana.

CULTURA EM TODA PARTE – Região 2 – Marataízes

 

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

29/04 (sexta-feira) 

13h30 – EEEFM Domingos Martins, Av. Simão Soares, S/N- Bairro Barra de Itapemirim.

Cartas Pra Você (Teatro Lambe Lambe / Cachoeiro do Itapemirim)
*Apresentação exclusiva para os estudantes da EEEFM Domingos Martins

19h – Feira do Artesão – Avenida Atlântica, S/N- Praia Central.

Quem está aí? / Mária Lopes da Costa (Dança-Teatro / Marataízes)

20h – Caminhão-Palco – Próxima à Igreja Nossa Senhora da Penha, Praia Central.

Marajah (Música / Marataízes)

 

–  Mostra de Videoclipes
Disco Voador – Intérprete: Banda Alldeia / Direção: Thiago Soares
Eu Queria Voar – Intérprete: Margozzo / Direção: Margozzo
Filha de Luz – intérprete: Negras Conectadas / Direção: Viviane Lopes Pereira
Let The Melody Guide Your Soul – Intérprete: Clara Marins / Direção: Guajardo Films
O Que Que a Quarentena Fez  – Intérpretes: Dório e Gabriel / Direção: Tafarel Silversom
Pra Sorrir – Intérpretes: Douglas Lopes  e Nano Vianna / Direção: Douglas Lopes e Aniceto Frizzera Neto
Rio pro Mar – Intérprete: Rafael Martins / Direção: Marcos Baretta
Space Woods – Intérprete: My Magical Glowing Lens / Direção: Gustavo Senna
Trajetórias Interrompidas – Intérprete: Beto Pinheiro / Direção: Beto Pinheiro
Tudo ou Nada – Intérprete: Alinne Garuth / Direção: Alinne Garuth e Flora Fiorio

 

 30/04 (sábado)

17h – Feira do Artesão – Avenida Atlântica S/N, Praia Central.

Festival Olubajé (Cultura de Terreiro / Cachoeiro de Itapemirim)

18h – Caminhão-Palco – Próxima à Igreja Nossa Senhora da Penha, Praia Central.

As Zungueiras do Itapemirim (Teatro / Itapemirim)

Clara Marins / show Reduto – (Música / Cachoeiro de Itapemirim)

Joaoeascoisasnaoessenciais (Música / Cachoeiro de Itapemirim)

1º/05 (domingo)

16h – Caminhão-Palco – Próxima à Igreja Nossa Senhora da Penha, Praia Central.

O Rei de Quase Tudo / Grupo de Teatro Rerigtiba (Teatro / Anchieta)

Grupo de Jongo Maria Preta e Zé Porto (Jongo / Marataízes)

O Desmantelo de Roberval Mão Lisa e Rodinei Boa Morte / OsViajero (Teatro de Mamulengo / Aracruz)

Estado de Sítio (Música / Alegre)

Soturno (Música/Cachoeiro de Itapemirim)

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here