Cidades

Alegre Rodeio Festival movimentou e criou oportunidades na economia do município

COMPARTILHE
O Alegre Rodeio Festival, realizado pela GFC Eventos, no último final de semana, movimentou a cidade, não só na circulação de pessoas
Fotos Marcos Freire
125
Advertisement
Advertisement

O Alegre Rodeio Festival, realizado pela GFC Eventos, no último final de semana, movimentou a cidade, não só na circulação de pessoas no Parque de Exposições, mas também na economia do município. Ainda não há um levantamento de números da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Alegre (Acisa) sobre esse impacto econômico, mas é certo que houve um aumento do movimento nos setores de comércio e serviços.

Continua depois da publicidade

O prefeito de Alegre, Nirrô Emerick, ratifica essa informação, destacando que a cidade viveu dias de hotéis lotados e lojas movimentadas. Falando à reportagem do Aqui Notícias, durante o evento, ele destaca essa movimentação. “Todos os hotéis da cidade estão lotados e o comércio, no geral, se movimentou, com pessoas fazendo compras para vir ao evento”, afirma. “É possível ver que houve um fortalecimento do nosso comércio, durante este período de realização do evento, o que é de uma importância muito grande para nossa economia”, completa.

Nirrô também ressalta a realização da Feira de Negócios Rurais que aconteceu dentro do Parque de Exposições, durante o Alegre Rodeio Festival. “E temos a Feira de Negócios que trouxe vários empreendedores, o que também está contribuindo para essa movimentação da economia, num espaço montado para vender seus produtos”, enfatiza. “Estamos saindo da pandemia, num momento difícil, e o evento movimentou e fortaleceu muito o comércio em nossa cidade”, ressalta.

Movimentou oportunidades

Continua depois da publicidade

A Feira de Negócios Rurais foi montada numa parceria entre a GFC Eventos, Aqui Notícias, Sebrae e Aderes. O objetivo foi apresentar e impulsionar pequenas e médias empresas, além de dar visibilidade a novos empreendimentos, sendo uma oportunidade para os empreendedores gerarem relacionamento e apresentarem, ao público, suas empresas, além de conhecerem os cursos e orientações oferecidas pelos parceiros, como Sebrae e Senar.

A diretora da Aderes no sul do Estado, Flávia Cysne, destaca a feira como uma oportunidade para que os MEI, pequenos empreendedores, tenham a experiência de apresentar e comercializar seus produtos. “Depois de dois anos difíceis, por causa da pandemia, o Governo do Estado está estimulando, em todo o Estado, a realização de feiras para que artesãos e microempreendedores tenham essa experiência de apresentar e vender seu produto”, relata. “A Aderes oferece desde a capacitação, com cursos, até o estímulo ao associativismo e todo modelo de negócio, atuando no microcrédito, para oferecer oportunidades a quem tem um negócio se expandir e porque a população precisa saber que ele existe e que tem produtos de qualidade”, completa, ressaltando que havia a expectativa da criação de 500 empregos ligados diretamente ao Alegre Rodeio Festival, só na organização e comercialização, além de negócios na feira.

O Alegre Rodeio Festival, realizado pela GFC Eventos, no último final de semana, movimentou a cidade, não só na circulação de pessoas

Advertisement

Carbono neutro

Continua depois da publicidade

Uma das empresas presentes à Feira de Negócios Rurais também realizou uma atividade inédita em um evento na região. A MV Gestão Integrada realizou o monitoramento de emissão de carbono no evento, conforme explica seu sócio-proprietário, Vinícius Santos Terra. “Realizamos o levantamento em diversas áreas, em vários períodos, dentro do evento, desde a pré-montagem, montagem até sua operação, com medições de energia elétrica, público, água, esgoto, transporte, para mensurar a emissão e transformar em carbono equivalente”, explica. “Depois, vamos calcular quantas árvores serão necessárias para neutralizar essas emissões geradas no evento”, explicou, ressaltando que “estamos falando do primeiro evento carbono neutro do Caparaó Capixaba”.

Agora, após o evento, em parceria com a Prefeitura de Alegre, será feito o plantio da quantidade de árvores equivalente às emissões de carbono. O município vai ceder uma área para que a empresa faça o plantio, além do monitoramento. “Porque plantar árvore é muito fácil, difícil é fazê-la crescer”, afirma. A estimativa da empresa é de que precisem ser plantadas em torno de 500 a 600 árvores, o que deverá criar um cinturão verde no município.

Além disso, Vinícius destaca a importância da Feira de Negócios. “E a feira é importante para nós empreendedores, do micro ao médio, principalmente, depois de um período crítico de pandemia, para podermos apresentar nossos produtos e para que conheçam nosso trabalho”, destaca.

Edição de 2023

Conforme informações da GFC Eventos, aproximadamente, 40 mil pessoas passaram pelo Alegre Rodeio Festival, no Parque de Exposições Geraldo Santos, em Alegre, numa demonstração de que a festa movimentou a cidade. E o diretor da empresa, Elias Carvalho Soares, confirmou a realização da segunda edição do Alegre Rodeio Festival, em 2023, que também  terá a participação da ATS Produções, realizadora do antigo Festival de Alegre.

Ao final da edição deste ano, Elias Carvalho Soares destaca e agradece a importância do apoio recebido do Governo do Espírito Santo, do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, e do deputado estadual Bruno Lamas, que destinou a emenda parlamentar para a realização da Feira de Negócios. Também circularam pelo festival o deputado federal Evair de Melo, os deputados estaduais Luciano Machado e Renzo Vasconcellos, e o prefeito de Mimoso do Sul, Peter da Costa, dentre outras personalidades.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here