Cidades

Serventes da Saúde de Guaçuí participam de capacitação de biossegurança

COMPARTILHE
Serventes da Secretaria de Saúde de Guaçuí participaram, na quarta-feira (16), de uma capacitação sobre limpeza, desinfecção e biossegurança
Fotos Ass. Com. Guaçuí
114
Advertisement
Advertisement

Serventes da Secretaria de Saúde de Guaçuí participaram, na quarta-feira (16), de uma capacitação sobre limpeza, desinfecção e biossegurança, organizada pelo município. A ação aconteceu no auditório da Rede Cuidar e as informações foram passadas pela médica de família, Mariana Varajão.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Conforme informações da Secretaria de Saúde, a capacitação abordou os procedimentos operacionais de higienização, assepsia e riscos biológicos causados por vírus, bactérias e fungos. O objetivo foi apresentar a real importância da biossegurança, como fator de promoção de saúde no ambiente de trabalho.

Também foi apresentado, aos serventes, a melhor forma de organizar sua rotina de trabalho, estabelecendo as áreas críticas, semicríticas e não críticas. Além do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e do descarte correto do lixo, de forma a preservar a saúde das pessoas e o meio ambiente.

Serventes da Secretaria de Saúde de Guaçuí participaram, na quarta-feira (16), de uma capacitação sobre limpeza, desinfecção e biossegurança

Continua depois da publicidade

A secretária municipal de Saúde, Juliana Miranda, destacou que todos os serventes das unidades de saúde estavam presentes. “Eles são a linha de frente da saúde, devem ser muito respeitados, exercem um trabalho fundamental na promoção de saúde, e temos só que agradecer por estarem aproveitando a capacitação”, disse.

O prefeito Marcos Luiz Jauhar esteve presente à abertura da capacitação e agradeceu aos serventes pelo serviço prestado à população. Ele disse que para, ter bons resultados, é necessário  oferecer, aos profissionais, conhecimento e condições de trabalho. “Hoje estamos trazendo uma capacitação que irá ajudar na execução correta nos trabalhos diários, protegendo a vida de todos”, colocou.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Biossegurança  é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.

Advertisement
Advertisement