Geral

Mesmo em vigor, nova carteira de identidade ainda não está sendo emitida no ES

COMPARTILHE
Identidade
Foto: Divulgação
230
Advertisement
Advertisement

Mediante decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em 23 de fevereiro, a nova carteira de identidade, que vai substituir o atual Registro Geral (RG), já está em vigor no Brasil desde o dia 1º de março. Porém, mesmo em vigor, no Espírito Santo, ela ainda não está sendo emitida nenhum dos 78 municípios do estado.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) da Polícia Civil do Espírito Santo, órgão responsável pela emissão do documento, algumas adequações ainda precisam ser feitas, para que isso aconteça. Enquanto isso, o RG atual permanece válido.

“Algumas adequações ainda precisam ser feitas para a emissão do novo modelo de Carteira de Identidade. Conforme o Decreto Federal, as Carteiras de Identidade expedidas de acordo com os padrões anteriores permanecerão válidas pelo prazo de dez anos, e os órgãos expedidores devem adotar o novo padrão a partir de 6 de março de 2023”, ressalta.

O novo documento terá numeração única, que no caso, será o número do CPF, deixando a vida do cidadão um pouco menos complicada. Com o intuito de maior segurança, o novo documento terá versão digital e possibilidade de validação eletrônica por QR Code, diminuindo o risco de fraudes cadastrais, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Diferente da Carteira de Identidade atual, a nova será válida em todo o país, não sendo mais necessária a solicitação de um novo documento em caso de mudança de estado. Outra alteração é que, ao ser emitida em uma Federação diferente de onde foi feita a primeira, ela passa a valer como segunda via.

A nova Carteira de Identidade passa a valer também como documento de viagem, pois nela será incluído o código no padrão internacional, o mesmo usado em passaportes. Com isso, o documento substituirá o passaporte.

O agendamento para emissão do novo documento da Carteira de Identidade, pode ser feito através do site: agendamento.es.gov.br.

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here