Cidades

Mais de 900 latas de aço encaminhadas para reciclagem em Guaçuí

COMPARTILHE
O total de 943 latas de aço vazias de fórmulas nutricionais infantis e dieta enteral foi recolhido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Fotos Semmam
97
Advertisement
Advertisement

O total de 943 latas de aço vazias de fórmulas nutricionais infantis e dieta enteral foi recolhido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). As latas foram entregues pela coordenação da Farmácia Cidadã Estadual de Guaçuí, dentro do “Projeto Circulatas”, do Governo do Estado. Este é o sexto lote e, até aqui, foram recolhidas 4.152 latas. Todas foram encaminhadas para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar).

Advertisement
Continua depois da publicidade

A Semmam explica que as latas de aço – caso das usadas para esses produtos nutricionais – também causam danos ao meio ambiente. Elas demoram, aproximadamente, 100 anos para se decompor totalmente. Além disso, o desmatamento é o mais grave, já que grandes volumes de terra precisam ser removidos para o processamento do minério de ferro (matéria-prima do aço). E ainda há a liberação de metais tóxicos durante a oxidação do ferro. Isso é prejudicial à saúde e ao meio ambiente.

O total de 943 latas de aço vazias de fórmulas nutricionais infantis e dieta enteral foi recolhido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A parceria da Semmam com o Projeto Circulatas foi firmada no mês de fevereiro do ano passado, depois de reunião na sede da Semmam. Ficou, então, estabelecido que as latas seriam recolhidas pela Secretaria e encaminhadas para a Asguamar periodicamente.

Continua depois da publicidade

O projeto conhecido por “Circulatas” visa estimular a sustentabilidade. As latas vazias devolvidas nas farmácias são destinadas às associações de reciclagem dos municípios, além de auxiliar no controle de estoque das unidades.

O usuário da farmácia tem a responsabilidade de devolver os recipientes vazios no ato da retirada de uma nova dieta. Além disso, sob orientação médica, a quantidade a ser recebida no mês será equivalente à quantidade dos recipientes vazios na entrega. Isso facilita o controle e a destinação correta para reciclagem.

Troca Sustentável

E nesta quinta-feira (24), a Secretaria de Meio Ambiente de Guaçuí vai realizar a 4ª etapa do projeto Troca Sustentável. O município está convocando a população a trocar 20 latinhas de alumínio ou um litro de óleo de cozinha usado por uma muda de Ipê. O óleo de cozinha usado é a novidade desta etapa, além das latinhas.

Advertisement
Continua depois da publicidade

O total de 500 mudas de Ipês será disponibilizado para as trocas. Nas três etapas anteriores do projeto, foram doadas 1.050 mudas e recolhidas 19.400 latinhas de alumínio que foram encaminhadas para a Asguamar. A troca vai acontecer na Praça do Meio Ambiente, no bairro Quincas Machado, a partir das 9 horas.

Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.