Opinião

EDITORIAL | A elas, todas as homenagens!

COMPARTILHE
A elas, o dia 8 de março é o marco na luta das mulheres pelos direitos e pela igualdade. No entanto, a data ainda mostra que essa batalha está
75
Advertisement
Advertisement

O dia 8 de março é o marco na luta das mulheres pelos direitos e pela igualdade. No entanto, a data ainda mostra que essa batalha está longe do fim. Foram muitas conquistas ao longo dos anos, mas a representatividade feminina ainda é pouca em vários setores e segmentos, o que mantém o alerta ligado.

Continua depois da publicidade

Além de todas as merecidas homenagens, abraços e carinhos, o Dia Internacional das Mulheres é uma data de muita reflexão. Precisamos debater como a falta de políticas públicas e leis mais severas ainda refletem nos muitos casos de violência contra as mulheres. Analisando esses números, é possível entender que ainda há uma longa estrada pela frente.

No mercado de trabalho, apesar da grande ocupação de mulheres em funções antes preenchidas somente por homens, ainda estamos longe da igualdade, quando falamos em respeito, oportunidades e salários. Os motivos para comemorar são poucos.

Quando analisamos a política capixaba, dos 78 municípios apenas um elegeu uma mulher para chefiar a prefeitura nas eleições de 2020. Em Cachoeiro de Itapemirim, maior cidade do Espírito Santo, nenhuma mulher conseguiu ocupar uma das 19 vagas da Câmara de Vereadores. Claramente há uma desigualdade e, infelizmente, o preconceito de que as mulheres não têm competência para exercer um cargo político.

Continua depois da publicidade

A sociedade precisa entender e compreender a função da mulher nos diferentes contextos sociais. A mulher precisa assumir seu papel de destaque e exigir o respeito que tanto merece. O lugar da mulher é onde ela quiser e da forma que ela quiser. As histórias de lutas precisam dar lugar as histórias de sucesso e superação.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here