Cidades

Vacinação contra Covid em crianças começa na próxima semana em Cachoeiro

COMPARTILHE
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciará, na próxima quarta-feira (19), a vacinação contra Covid-19 em crianças de Cachoeiro. Neste
241
Advertisement
Advertisement

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciará, na próxima quarta-feira (19), a vacinação contra Covid-19 em crianças de Cachoeiro. Neste primeiro momento, a vacina pediátrica será direcionada a crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidades, atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e de 11 anos sem comorbidades, mediante agendamento on-line.

Continua depois da publicidade

A aplicação da vacina em crianças com deficiência e comorbidades será realizada na sede da Apae. Já a vacinação em crianças de 11 anos sem comorbidades poderá ser agendada em cinco Unidades Básicas de Saúde (Vila Rica, Jardim Itapemirim, Village da Luz, Aquidaban e Zumbi) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu.

O agendamento on-line será aberto na segunda-feira (17), às 8h, e deverá ser feito no site.

Cachoeiro receberá 1.050 doses da vacina pediátrica contra a Covid-19 na próxima segunda-feira. Desse total, 600 serão direcionadas para o agendamento on-line.

Continua depois da publicidade

“Ainda são poucas doses disponíveis, e por isso estamos iniciando a vacinação em crianças de 5 a 11 anos dessa forma, seguindo todas as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. As equipes de vacinadores também estão recebendo o treinamento adequado para vacinar esse público”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Diretrizes para vacinação

De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina pediátrica no Brasil será de oito semanas. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação manifestando sua concordância. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito. Também será necessário levar os documentos da criança: documento de identidade, cartão de vacinas e cartão do SUS ou CPF.

Além disso, a nota técnica indica que a vacinação contra a Covid-19 deverá ser feita com intervalo de pelo menos 15 dias entre a aplicação de outras vacinas do calendário infantil. No caso de crianças que completarem 12 anos no intervalo entre a primeira e a segunda dose, a recomendação é de que completem o esquema vacinal com a vacina pediátrica.

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected]inoticias.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here