Espírito Santo

Sexo biológico: deputado propõe regra para uso de banheiros no Espírito Santo

COMPARTILHE
banheiro
616
Advertisement
Advertisement

O deputado estadual Capitão Assunção (Patri) apresentou na Assembleia Legislativa do Espírito Santo um Projeto de Lei (PL) que determina o uso dos banheiros no Estado de acordo, exclusivamente, com o sexo biológico da pessoa. Se aprovada e sancionada pelo governador, a lei valerá para uso de sanitários de instituições públicas, privadas e estabelecimentos comerciais.

Continua depois da publicidade

De acordo com o parlamentar, o PL 783/2021 tem o objetivo de garantir a segurança e a privacidade das pessoas. Conforme o texto da proposta, sexo biológico “diz respeito às características biológicas que a pessoa tem ao nascer, incluindo-se cromossomos, genitália, composição hormonal, entre outros”. A matéria tramitará pelas comissões de Justiça, Cidadania e Finanças.

Capitão Assunção
O projeto do Capitão Assunção (Patri) promete causar muita polêmica entre a comunidade LGBTQI+

Em caso de desrespeito, o infrator será advertido e poderá arcar com multas de 200 a 300 mil Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs) de 2021 – entre R$ 729,18 e R$ 1.093.770 – que poderão ser dobradas se houver reincidência. As irregularidades deverão ser comunicadas ao órgão estadual, a ser definido por decreto, responsável pelas sanções.

Privacidade

Continua depois da publicidade

O autor argumenta na justificativa do PL que o uso de banheiros motivado pelo critério de gênero tem trazido problemas. Assumção cita casos em que teriam ocorrido crimes motivados pelo uso dos banheiros por pessoas com orientação sexual diversa da do sexo biológico.

“A proposta não discute a orientação sexual do indivíduo, muito menos, é contrária à escolha da orientação sexual do indivíduo e suas escolhas”, pondera o parlamentar. Mas, segundo Assumção, essa liberação no uso dos banheiros apresenta “insegurança e falta de privacidade”, uma vez que existem riscos, sobretudo para mulheres e crianças.

Com informações da Ales-ES

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here