Economia

Setor de rochas reúne-se com prefeito de Cachoeiro e busca estimular uso de mármore e granito em obras públicas

COMPARTILHE
setor de rochas e prefeito de Cachoeiro
Foto: divulgação
351
Advertisement
Advertisement

Acompanhado de secretários municipais, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, recebeu o presidente do Sindirochas, Ed Martins, e o vice-presidente da entidade, Tales Machado, no dia 21 de janeiro, quando estes tiveram oportunidade de apresentar possibilidades de uso de rochas ornamentais em obras públicas.

Continua depois da publicidade

Uma das principais vantagens da aplicação de rochas ornamentais em obras urbanas é a resistência do produto, que garante, consequentemente, manutenção mais baixa. Essa e outras vantagens foram apresentadas pela empresária Araciene Scaramussa (Gramobras), que fez um retrospecto histórico do uso desse tipo de material apresentando suas diferentes aplicações (do passado até os dias atuais) e compartilhou sua experiência na execução de obras e projetos públicos em cidades do Brasil e do mundo.

No encontro, Ed Martins destacou a disposição da entidade patronal em apoiar ações que caminhem no sentido de aumentar as aplicações e utilização de rochas ornamentais. O vice-presidente do Sindirochas, que também é presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Tales Machado, ressaltou sobre a importância de se desenvolver um projeto-piloto com vistas a ser uma referência e estimular outras ações.

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim indicou que a cidade pode se tornar referência nacional no uso urbanístico das rochas, tendo o secretário Alexandre da Vitória apontado algumas oportunidades que se apresentam em curto prazo. Em 2021, o município foi responsável por cerca de 22% de todas as exportações nacionais. Em tempo, o Espírito Santo é o maior estado exportador do país e acumulou no ano passado um total de US$ 1,14 bilhões, respondendo por 83,3% do valor total das exportações de rochas realizadas pelo Brasil.

Continua depois da publicidade

Participaram da reunião: Ed Martins (presidente do Sindirochas), Tales Machado (vice-presidente do Sindirochas e presidente do Centrorochas), Celmo de Freitas (diretor executivo do Sindirochas), Araciene Scaramussa Pessin Nascimento (Gramobras), Victor Coelho (Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim), Alexandro da Vitoria (Secretário Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente), Lilian Siqueira da Costa Schmidt (Secretária Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida) e Carla Prucoli (Arquiteta Urbanista da Prefeitura Municipal de Cachoeiro).

 

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here