Cidades

Em uma das tardes mais quentes do ano, sensação de calor chega aos 46 graus em Cachoeiro

COMPARTILHE
O domingo, (03) será de sol e calor em todo o Espírito Santo. De acordo com o Incaper, a umidade vinda do mar traz algumas nuvens
1545
Advertisement
Advertisement

Nos termômetros, a tarde desta terça-feira (18) não bateu recorde de calor em Cachoeiro de Itapemirim. O dia 12 de janeiro ainda mantém o título de mais quente do ano até aqui, quando a temperatura máxima chegou aos 39,4°C. Mas naquele dia a umidade relativa do ar estava baixa, em 27%, o que gerou uma sensação de calor, ou índice de calor, de 40°C.

Continua depois da publicidade

Na tarde desta terça, no entanto, a história foi diferente. A temperatura máxima foi de 37,1°C, abaixo do dia 12, mas a umidade relativa ficou acima, em 46%. Na prática, a sensação de calor foi muito mais alta, chegando aos 44°C na Fazenda Experimental do Incaper, ao lado da Floresta Nacional de Pacotuba, onde há muita vegetação e um frescor maior do que nos centros urbanos. Isso quer dizer que, na cidade, o cachoeirense experimentou uma sensação de tempo ainda mais quente.

“É certamente possível que, na região central do município de Cachoeiro, onde a urbanização toma conta e é predominante, a temperatura do ar tenha sido superior ao que registramos no sitio experimental do Incaper no distrito de Pacotuba. Com isso, o índice de calor, na sede do município, pode ter atingido os 46°C de índice de calor, ou sensação térmica”, explica o meteorologista do Incaper, Ivaniel Fôro.

Advertisement
Continua depois da publicidade

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here