Cidades

Cachoeiro: Sala do Empreendedor realizou mais de 23 mil atendimentos em 2021

COMPARTILHE
Sala do empreendedor
130
Advertisement
Advertisement

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro (Semdec), por meio da Sala do Empreendedor, realizou, ao longo do ano, mais de 23.800 atendimentos a pessoas em busca de suporte para seus negócios. Entre os serviços mais procurados, estão: formalização de novos microempreendedores individuais (MEIs), emissão de declarações de documentos dos pequenos empresários, procedimentos de acesso a programas de microcrédito e repasse de informações.

Continua depois da publicidade

Outro dado expressivo apresentado pela Semdec foi o número de operações de concessão de crédito para microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas e empresas de pequeno porte da região. Ao todo, cerca de 191 operações foram concretizadas a partir da Sala, resultando em R$1.288.251,75 por meio do programa Nossocrédito, do Governo do Estado, que, em parceria com municípios capixabas, concede créditos com juros mais baixos do que os praticados no mercado.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Francisco Montovanelli, os números mostram que os empreendedores cachoeirenses buscam, cada vez mais, meios para prosperarem com seus negócios.

Participação em eventos

Continua depois da publicidade

No ano passado, a Semdec também participou dos eventos realizados ou apoiados pela Prefeitura de Cachoeiro.

A tradicional Feira de Negócios e Agroturismo, que em agosto de 2021 chegou a sua 15ª edição, contou com uma ação do Balcão de Empregos, que realizou 444 atendimentos a pessoas em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Também durante o evento, houve a disponibilidade, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), de diversas vagas para expositores do município: 31 artesãos, 22 trabalhadores da área de varejo e 13 da agroindústria. Edições do Balcão de Empregos também foram realizadas nos bairros Village da Luz e Coramara.

Além disso, a Semdec participou, junto à Aderes, das edições da ExpoSul Rural realizadas em 2021. Na Exposul Raízes, que aconteceu em dezembro, foram 32 expositores credenciados e na Exposul Gastronomia, em julho, 21 expositores.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Artesanato também teve destaque

Os artesãos de Cachoeiro também tiveram destaque nas ações da Semdec no ano passado. Anualmente, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realiza e apoia diversos eventos que contam com a participação desses profissionais. Foram oferecidas, entre os anos de 2020 e 2021, aproximadamente, 269 vagas para participações em eventos de nível municipal e estadual, resultando em um faturamento de R$126.452,28.

Além disso, a Semdec realiza, com apoio de órgãos parceiros, as feiras de artesanato quinzenais, instaladas na praça Jerônimo Monteiro, levando o trabalho dos artesãos ao centro da cidade e chamando a atenção de quem passa pelo local.

Programa Cidade Empreendedora

Em 2021, a Semdec deu início às ações planejadas por meio do programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), com foco no estímulo e no fortalecimento da cultura empreendedora local.

As atividades do programa começaram com um curso para 64 servidores de secretarias e autarquias da administração municipal, realizado de agosto a novembro. O objetivo foi promover o engajamento, qualificação e capacitação dos gestores municipais, para construção de uma gestão pública alinhada com o empreendedorismo e com a inovação. O município desenvolverá ações relacionadas ao programa até 2024.

Apoio ao programa Oportuni

Em agosto de 2021, foi lançado o programa Oportuni, voltado para facilitar a inserção de jovens do município no mercado de trabalho. Idealizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), a iniciativa conta com site para cadastro de jovens desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda) e tem apoio da Semdec na captação de empresas parceiras, com o objetivo de ampliar a oferta de vagas de emprego.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here