Cidades

Afinal, céu avermelhado em Cachoeiro tem algo a ver com vulcão do outro lado do mundo?

COMPARTILHE
Por do sol cachoeiro tonga entardeceres
Foto: Rafaela Thompson
3103
Advertisement
Advertisement

Os entardeceres e amanheceres têm encantado os capixabas de norte a sul. Em Cachoeiro, quem olha para o céu no final da tarde ou no amanhecer vê um espetáculo de cores e luzes. Há especulações que circulam na internet de que esse fenômeno ótico foi causado pelas partículas expelidas após a erupção do vulcão de Tonga, que explodiu em 15 de janeiro, no Sul do Pacífico.

Continua depois da publicidade

Mas, afinal, há alguma relação entre o que ocorreu praticamente do outro lado do mundo com a explosão de cores nos céus capixabas? Segundo o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, é improvável.

“Vale ressaltar que, em razão da grande distância do local onde ocorreu a erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, em Tonga, a concentração das cinzas sobre o território capixaba é relativamente pequena para causar esse tipo de efeito. Por esse motivo é pouco provável essa relação, conforme publicado em relatos feitos pela internet”, explica.

Mas, então, o que têm causado tamanho espetáculo nos céus capixabas? “O tom avermelhado, próximo ao violeta, ocorrido em alguns municípios é conhecido como ‘Espalhamento de Mie’, que acontece geralmente durante o nascer ou pôr do sol, na camada baixa da atmosfera. Ele ocorre por meio do espalhamento da luz solar provenientes de partículas suspensas no ar, na faixa de comprimento entre o vermelho e o laranja”.

Continua depois da publicidade

De acordo com relatos históricos, continua o meteorologista, em 1908, o físico alemão Gustav Mie (por essa razão, o batismo deste fenômeno) desenvolveu um conjunto de equações para descrever a interação de ondas eletromagnéticas com uma partícula metálica esférica.

“A teoria tem sido, desde então, um marco para os pesquisadores que procuram quantificar como os sistemas plasmônicos em nanoescala espalham a radiação. A teoria do Espalhamento Mie é usada extensivamente, sempre que tratamos com nanopartículas e suas propriedades ópticas”, ressalta, avaliando ainda que é preciso levar em consideração se ocorreu algum tratamento nas imagens que circulam na internet, realçando os tons das cores.

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here