Grande Vitória

Vitória anuncia mais tempo na escola para estudantes e novas disciplinas em 2022

COMPARTILHE
O objetivo é a garantia de aprendizagem das crianças e estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Vitória. Para isso, a Secretaria de
1230
Advertisement
Advertisement

O objetivo é a garantia de aprendizagem das crianças e estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Vitória. Para isso, a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) promoverá duas novidades para o ano letivo de 2022: a ampliação de jornada para crianças e estudantes, nas unidades de ensino e a nova organização curricular para o ensino fundamental.

Continua depois da publicidade

Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), onde o horário, hoje, é das 7h às 11h30, para o matutino, e das 13h às 17h30, para o vespertino, passarão a atender das 7h às 12h pela manhã e das 13h às 18h à tarde. A mudança resultará em mais 100 horas anuais nas unidades de ensino para cada criança ou estudante.

Para as unidades em tempo integral, cujo horário é das 7h às 16h30, e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com aulas das 18h às 22h, o horário permanece o mesmo.

“Fizemos toda uma repaginação, por isso, não haverá mudança na carga horária dos professores, mas sim, dos estudantes, que terão mais 30 minutos por dia. Nos incomodou muito a nota do Ideb e foi a partir desse reflexo que partimos para buscar soluções, ou seja, temos um grande desafio pela frente, que é trazer uma educação que seja minimamente igual, com oportunidade para todos os nossos estudantes e que não atenda apenas determinados bairros ou territórios da cidade”, disse o prefeito.

Escolas de Vitória terão novas disciplinas

Continua depois da publicidade

No ano que vem, todos os estudantes, do 1º ao 9º ano, terão aulas de Língua Inglesa e Projeto de Vida na rede municipal de Vitória. Já na parte diversificada, de acordo com a escolha de cada escola, serão ofertadas ainda aulas de práticas experimentais em Educação Socioambiental; Educação Empreendedora e Financeira; Iniciação Científica; Libras; Música; Tecnologias Educacionais; Território do viver.

“As crianças e estudantes de todas as regiões de Vitória precisam ter o desejo de ser, de ter um futuro, de ter um sonho. A escola precisa ser o lugar de oferta, de conhecimento, de expansão da realidade de todos. Estamos trabalhando por uma educação de qualidade para todas as crianças e estudantes, de todas as regiões, de todas as condições”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

A disciplina de Projeto de Vida, ofertada em todos os anos do Ensino Fundamental, considera os valores e conhecimentos que precisam ser consolidados para que os estudantes alcancem sua autorrealização, devendo o professor possibilitar o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes por meio da construção de um projeto de vida que será base para o componente curricular.

Advertisement

Tecnologia para unidades de ensino, profissionais e estudantes

Continua depois da publicidade

O planejamento da Secretaria de Educação de Vitória é para iniciar 2022 com um grande investimento em tecnologia para a rede municipal de ensino, possibilitando melhores condições de trabalho dos profissionais e mais recursos para aprendizagem dos estudantes.

Ao todo, são R$ 70 milhões em compra dos seguintes equipamentos:

  • 5 mil notebooks para uso dos profissionais nas unidades de ensino;
  • 3 mil novos computadores de mesa para renovação dos equipamentos que hoje suprem a rede e estão defasados, com configurações anteriores a 2012;
  • 25 mil tablets para uso dos estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • 54 plataformas Tix Letramento para atendimento aos estudantes da Educação Especial.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here