Revelar Cachoeiro

Primeiro dia do Revelar Cachoeiro mostra os desafios e oportunidades para a “Capital Secreta”

COMPARTILHE
Primeiro dia do Revelar Cachoeiro mostra os desafios e oportunidades para a “Capital Secreta”
324
Advertisement
Advertisement

Começou, na tarde desta quarta-feira (3), o primeiro dia do Seminário Turístico Revelar Cachoeiro, no Hotel Bristol. O evento, que tem formato híbrido, com transmissão pelas redes sociais do AQUINOTICIAS.COM contou com a participação de empresários e autoridades municipais e estaduais.

Advertisement
Continua depois da publicidade

O diretor do Grupo Folha do Caparaó, Elias Carvalho, disse que desde o início do grupo, há 18 anos, a sua missão era integrar todo o Sul do Espírito Santo e trazer o desenvolvimento turístico e econômico para toda a região.

“Eu sempre pensei na região como um todo, e há 18 anos eu venho fazendo essa integração de todo o Sul do Estado. Certamente este projeto vem para alavancar e unir todos os municípios, fomentando o turismo e fortalecendo a economia”, afirmou o diretor.

O presidente do Siccob, Rubens Moreira, exaltou a iniciativa de revelar os valores culturais e turísticos da “Capital Secreta” para todo o Brasil.

Continua depois da publicidade

“Antes da iniciativa, poucas pessoas conheciam esses pontos turísticos de Cachoeiro, um trabalho bem coordenado junto aos empreendedores que façam alguns atrativos dará um resultado inimaginável. A iniciativa é um pontapé de ações maravilhosa e faço questão de estar juntos, o Sicoob tem esse DNA, de desenvolver a região onde atua. Nós vamos participar fomentando e desenvolvendo a região”, destaca.

A Associação Comercial de Cachoeiro de Itapemirim (ACISCI) também afirmou a parceria com o projeto, com o intuito de desenvolver e promover a retomada do comércio, explica o presidente Ruberval Rocha. “A iniciativa é muito importante para a região, ações como essa fomentam o comércio e redes de hotéis e restaurantes. A associação não pode ficar de fora de um momento como este que movimenta todo o Espírito Santo”, afirma Ruberval.

Representando o Sebrae, Ana Paula Cozer Machado, disse que ações que sustentam a cadeia de turismo está sempre sendo apoiado pela instituição. “O Sebrae apoia as micro e pequenas empresas, e iniciativas que apoiam e sustentam uma cadeia de turismo muito importante, uma rede de parceiros em prol do desenvolvimento do Espírito Santo”, completa.

Advertisement
Continua depois da publicidade

A Secretária de Turismo do Espírito Santo, Lenise Loureiro, destacou que a iniciativa é de extrema importância para retomada do turismo no Estado, após um duro período de pandemia. “O governo está em sintonia com o município com ações voltadas para o fomento do turismo na ‘Capital Secreta’”, disse.

A Secretária de Turismo e Cultura de Cachoeiro, Fernanda Martins, apresentou os trabalhos, desafios e projetos do município para o desenvolvimento de Cachoeiro de Itapemirim.

“O maior desafio é conhecer, é mostrar a população o grande valor que a nossa cidade tem. O grande potencial turístico que nós temos. Quem não conhece não pode amar é aquela máxima, e a gente quando ama quer mostrar. Então, mostrar para a população que Cachoeiro tem sim o potencial de grandes nomes, de grandes momentos, de uma beleza natural enorme, de uma história na literatura, na música em todos os setores da arte e que precisa ser mostrado para todo o Brasil e o mundo”, finalizou Fernanda.

 

Roberto Carlos: por isso essa voz tamanha

A palestra foi com o jornalista e escritor, Jotabê Medeiros, autor do livro “Roberto Carlos: por isso essa voz tamanha”, e um bate papo com o jornalista Edu Henning, que falaram sobre como o ídolo pode ser força motriz para alavancar o turismo na cidade onde nasceu e casos curiosos desde a vida de Roberto Carlos e sobre a escrita. Na biografia, Jotabê escreve sobre a complexidade de um cantor das multidões, que cativou artistas de todas as vertentes.

O escritor conta que reuniu material durante 35 anos trabalhando na cobertura de Roberto Carlos e que, em suas pesquisas, viu que o Rei gosta muito de Cachoeiro. “Acho que falta perder a modéstia e ficar mais arrogante. É o maior artista brasileiro e nasceu em Cachoeiro. Estive na casa onde ele cresceu na última vez que estive na cidade, e não é bem cuidada. Não tem um acervo na verdade, tem uma referência geográfica”, explica.

A realização do Revelar Cachoeiro de Itapemirim é do Grupo Folha do Caparaó (portal AQUINOTICIAS.COM), em parceria com a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e conta com o apoio do Sebrae, Sicoob Sul, Unimed Sul Capixaba, Selita, Bristol Easy Cachoeiro, Banestes, Governo do Estado do Espírito Santo, Chef Mio e New Tecnologia.

 

/com informações Fernanda Zandonadi e Nathan Rodrigues

Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.