Coronavírus

O que falta para as cidades capixabas chegarem ao "nível azul" para Covid?

COMPARTILHE
nível azul reforço Cachoeiro recebe mais 3.210 doses de vacina contra Covid-19 para idosos e trabalhadores da saúde 1
142
Advertisement
Advertisement

Desde o dia 8 de novembro os municípios capixabas estão tentando bater metas de vacinação estabelecidas pelo Governo do Estado para entrarem no chamado “nível azul” para Covid-19. Na prática, entrar para a classificação “muito baixo” do mapa de risco significa o fim das restrições para as atividades econômicas e sociais nas cidades. Para atingir esse patamar, no entanto, é preciso união entre as 78 cidades capixabas, que foram divididas em dez microrregiões.

Continua depois da publicidade

As metas são ter 80% da população acima dos 18 anos vacinada com as duas doses, 90% dos idosos vacinados com a terceira dose, conhecida como “dose de reforço” e 90% da população dos adolescentes de 12 a 17 anos imunizada com a primeira dose. A primeira e a segunda meta já foram atingidas por muitas microrregiões.

Desempenho as microrregiões

Na aplicação da segunda dose da vacina em pessoas de 18 anos ou mais, a microrregião mais avançada é a Sudoeste Serrana, que ultrapassou a meta de 80%, chegando aos 90,55% dessa população imunizada. As regiões Central Serrana, Litoral Sul, Caparaó, Noroeste e Metropolitana também atingiram a marca. No quesito primeira dose para adolescentes, cuja meta é de 90%, ultrapassaram a marca as regiões Sudoeste Serrana, Litoral Sul, Central Serrana, Caparaó e Noroeste.

No entanto, a dose de reforço para idosos precisa avançar para que as regiões cheguem ao nível azul. Nenhuma delas atingiu os 90% de cobertura exigida para o grupo. As mais avançadas são Central e Sudoeste Serrana, seguidas de Caparaó e Litoral Sul, todas com menos de 70% de alcance. Já a região Central Sul está na sétima posição, com 60,24% desse público vacinado.

Veja como está o cumprimento para chegar ao nível azul

Continua depois da publicidade

 

Veja quais cidades fazem parte de cada microrregião:

  • 1) Metropolitana: Cariacica, Serra, Viana, Vitória, Vila Velha, Fundão e Guarapari.
  • 2) Central Serrana: Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.
  • 3) Sudoeste Serrana: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante.
  • 4) Litoral Sul: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Piúma, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Marataízes e Presidente Kennedy.
  • 5) Centro Sul: Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta, Castelo, Atílio Vivacqua, Mimoso do Sul, Muqui e Apiacá.
  • 6) Caparaó: Jerônimo Monteiro, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Muniz Freire, Irupi, São José do Calçado, Alegre, Bom Jesus do Norte, Iúna e Ibatiba.
  • 7) Rio Doce: Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama.
  • 8) Centro-Oeste: Alto Rio Novo, Baixo Gandu, Colatina, Pancas, Governador Lindenberg, Marilândia, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Vila Valério e São Roque do Canaã.
  • 9) Nordeste: Conceição da Barra, Pedro Canário, São Mateus, Montanha, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo, Jaguaré e Boa Esperança.
  • 10) Noroeste: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Vila Pavão, Águia Branca e Nova Venécia.

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here