Coronavírus

Mantida a queda de mortes, "podemos ter festas de verão", diz secretário de Saúde do ES

COMPARTILHE
variante festas verão ômicron
200
Advertisement
Advertisement

“Temos um comportamento de queda sustentada de casos, óbitos e internações no Brasil e no Espírito Santo. Mantidas as atuais características da pandemia, podemos sim abrir uma agenda de ampliação das atividades econômicas e sociais. Podemos ter festas de fim de ano e verão.”

Continua depois da publicidade

As palavras são do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, divulgadas por meio de suas redes sociais. Segundo ele, a variante ômicron, que preocupa o mundo, poderá ter um impacto heterogêneo nos países, de forma “muito determinada pela exposição comunitária anterior à doença e ao avanço da vacinação com duas e três doses. Tudo vai depender principalmente do possível escape vacinal, se houver”, avalia.

O secretário explica, no entanto, que as próximas semanas serão imprescindíveis para se reconhecer o impacto da cepa. Segundo ele, “precisamos entender que já temos elementos para diversas decisões. A primeira e principal é: vacinar todos os povos do mundo com esquemas completos”.

Continua depois da publicidade

Fernandes avalia, ainda, que a nova cepa chegou num momento distinto da chegada de mutações anteriores, como a delta. Além disso, salienta que é necessário incorporar medicamentos eficazes contra a Covid-19 no tratamento de pacientes infectados e que desenvolveram sintomas.

Advertisement

O secretário avalia, ainda, que do ponto de vista sanitário já se sabe o que deve ser feito se mantidas as características atuais da pandemia ou se novas surgirem. E completa: “como gestores públicos, compartilhamos com os atores econômicos a preocupação com os impactos da nova variante em morbimortalidade e na economia”.

“Em síntese: restrições as festas de fim de ano, ao ciclo verão/carnaval e a atividades mais amplas podem ser adotadas principalmente se houver fato novo reconhecido como escape vacinal associado a baixa adesão ao esquema completo e a desobediência civil. Vacine-se”, finaliza.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here