Economia

Evento da Findes debate perspectivas e oportunidades no setor energético

COMPARTILHE
Divulgação Findes
112
Advertisement
Advertisement

Nos dias 9 e 10 de novembro acontece a Oil, Gas and Energy Week, evento organizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia. O encontro vai debater assuntos como agenda ESG, diversificação da matriz energética, descomissionamento de plataformas e oportunidades de investimentos e negócios no Estado e no Brasil.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Importantes nomes do setor vão participar dos painéis e seminários previstos para os dois dias de programação. Representantes de grandes empresas como Equinor, Petrobras e ArcelorMittal Tubarão vão falar sobre suas estratégias energéticas, perspectivas locais, projetos e oportunidades de parcerias.

Instituições como ANP, IBP, Onip, Abpip, Arsp, Sinerges, Sectides, Ideies e ES Gás vão compartilhar dados e análises sobre o cenário e os seus mercados de atuação. Também está na programação uma apresentação do diretor de Inovação e Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, Ansgar Pinkowski. Ele é uma referência no debate sobre hidrogênio verde, energia limpa que vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil e no mundo.

A abertura do evento vai ser realizada pela presidente da Findes, Cris Samorini, e pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. A participação do chefe do Executivo capixaba acontece após ele retornar da 26° Conferência das Nações Unidas para a Mudança Climática (COP-26), em Glasgow, na Escócia.

Continua depois da publicidade

Para Cris Samorini, a Oil, Gas and Energy Week é uma importante agenda não só para o Estado como para o país e uma excelente oportunidade para que empresários, especialistas e lideranças políticas identifiquem oportunidades e tracem estratégias conjuntas que possam contribuir para o crescimento do setor e da economia.

“Nosso objetivo é melhorar o ambiente de negócios, conectar empresas nacionais e estrangeiras, aproximar players e possíveis parceiros, divulgar as competências do Espírito Santo, atrair investidores e promover conhecimentos e oportunidades no segmento”, frisa Cris Samorini ao lembrar que o setor extrativo tem uma participação relevante no PIB capixaba, respondendo por 12,6%.

Os interessados em participar do evento, que é gratuito, podem realizar as inscrições por meio do link https://forms.office.com/r/0ARXcxNu2s

Advertisement

Agenda – Oil, Gas and Energy Week

Continua depois da publicidade

Data: 09 e 10 de novembro
Local: auditório da Findes, em Vitória, e transmissão on-line
Inscrições: https://forms.office.com/r/0ARXcxNu2s

Programação

1º dia – 09/11/21

9h – Abertura

Presidente da Findes – Cris Samorini
Governador do ES – Renato Casagrande
Sectides (Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico) – Tyago Hoffman

9h40 – Ideies apresenta os principais dados do setor no Anuário de Petróleo e Gás e status das ações da rota estratégica do setor lançada em 2020

– Marilia Gabriela Elias da Silva (Gerente executiva do Ideies)

10h – Painel I – ESG: Tipos de investimentos, vantagens para as empresas e funcionamento na prática.

– Karine Fragoso, diretora-geral da Onip (Organização Nacional de Indústria do Petróleo) e gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro)
– Cristina Pinho, diretora-executiva do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás)
– Anabal Santos Jr, secretário executivo da ABPIP (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás)

14h – Painel II – Diversificação de matriz energética

– Renata Pires Nogueira Lima, analista ambiental do Ibama-ES
– Rachel Freixo, Subsecretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, Sectides;
– Ansgar Pinkowski, diretor de inovação e sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.

15h30 – Seminário técnico I – Estratégia global de aceleração da transição energética: projetos e perspectivas locais – Equinor.

– Rafael Tristão, diretor de Relações Institucionais da Equinor no Brasil.

2º dia – 10/11/21

10h – Painel III – Mercado do Gás – Regulação, produção, distribuição e consumo.

– Tatiana Pires André Bayerl, gerente de gás natural da Arsp (Agência de Regulação de Serviços Públicos)
– Heber Resende diretor-presidente da ES Gás
– Fabrício Assis, gerente geral da ArcelorMittal Tubarão
– Marco Marcial, vice-presidente do Sinerges (Sindicato das Indústrias de Geração, Distribuição e Transmissão de Energia do Estado do Espírito Santo)

14h – Painel IV – Oportunidades com o descomissionamento

– Karen Alves, coordenadora de Descomissionamento e Recuperação de Áreas da Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)
– Karine Fragoso, diretora-geral da Onip (Organização Nacional de Indústria do Petróleo) e gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro)
– Anderson Cantarino gerente executivo de HSE e Operações do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás)
– Anabal Santos Jr, secretário executivo da ABPIP (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás)

15h30 – Seminário técnico II – Oportunidades e investimentos previstos para o ES – Petrobras

– Eduardo Zacaron, gerente geral de Descomissionamento da Petrobras.

Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.