Cidades

Barcelona: Cachoeiro se destaca em Feira de Internacional de Cidades Inteligentes

COMPARTILHE
Victor Coelho
253
Advertisement
Advertisement

Durante a programação da Câmara de Comércio Brasil x Catalunha, na última segunda-feira (15), em Barcelona, na Espanha, Cachoeiro foi apresentada como uma das “Smart Cities no Brasil” para investidores catalães. O título aponta que o município faz parte de um seleto grupo de cidades brasileiras com potencial para atrair investimentos estrangeiros.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Na reunião, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, teve oportunidade de apresentar Cachoeiro como uma das cidades brasileiras mais atrativas para negócios e investimentos internacionais. O prefeito também debateu com os empresários e diplomatas catalães sobre os desafios e oportunidades na construção dos novos modelos de governança.

A reunião integrou a programação do “Smart City Expo World Congress (SCEWC)”, considerado o principal evento internacional a respeito do desenvolvimento de cidades inteligentes. Victor fez parte da delegação brasileira a convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual ocupa a vice-presidência de Governo Digital.

O congresso em Barcelona debateu vários tópicos. Entre eles, energia, meio ambiente, infraestrutura, mobilidade, tecnologia e inovação, além de governança, inclusão e economia. Durante os dias do evento, que termina nesta sexta-feira (19), Barcelona recebeu líderes e especialistas mundiais interessadas em fomentar o desenvolvimento sustentável, inovador e conectado com a vida das pessoas.

Continua depois da publicidade

Victor

“Vimos diversos projetos que podemos levar para Cachoeiro. Um exemplo é um sistema que mapeia toda a cidade, desde a complexa rede de drenagem até a quantidade de árvores plantadas. Tudo disponível em tempo real para a população” – relatou o prefeito.

A comitiva de Cachoeiro também teve a oportunidade de conferir o funcionamento de uma usina de reciclagem de resíduos sólidos, na região da Catalunha. O material é utilizado na geração de energia e também na produção de aditivos orgânicos para a agricultura.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Cidade Digital

A população de Cachoeiro já conta hoje com diversas ferramentas digitais que facilitam o acesso a informações e a serviços públicos. São aplicativos e sistemas que facilitam a vida dos cidadãos de Cachoeiro, como o TodosJuntos e a Carta de Serviços.

Além dos aplicativos, a cidade possui uma central de videomonitoramento, que será conectada a diversos outros sistemas digitais. Em breve, o município vai ter à disposição um parque de iluminação pública gerenciável de forma inteligente e uma central de sinalização semafórica automatizada.

Internet 5G

No dia 02 de dezembro, está prevista uma audiência pública para apresentar à população cachoeirense a legislação que vai regulamentar a atuação do 5G no município. A audiência ocorrerá durante a ExpoSul Raízes.

No Espírito Santo, nenhum município ainda tem essa legislação. No Brasil são apenas 20 municípios. “Cachoeiro, mais uma vez, está saindo na frente com mais esse passo em direção à inovação e tecnologia em benefício do cidadão”, completa o prefeito Victor Coelho.

Advertisement