Combater e prevenir uma doença que não apresenta sintomas iniciais não é tarefa fácil. Por isso, o glaucoma exige muita atenção, principalmente, das pessoas que fazem parte do grupo de risco.
Isso porque o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a evolução do problema, que pode causar até mesmo a perda da visão. Dessa forma, é muito importante consultar periodicamente um oftalmologista para a realização dos exames necessários.
Orientações
A partir dos 40 anos é muito importante fazer os testes necessários. Pessoas com casos de glaucoma da família também precisam redobrar a atenção. Entre as avaliações, basicamente são dois os exames realizados inicialmente: avaliação de fundo de olho e medição da pressão intraocular.
O glaucoma não possui cura, mas o tratamento é necessário para evitar a evolução da doença. Somente um oftalmologista pode indicar a melhor opção para o combate do glaucoma.
Em linhas gerais, o profissional indicará determinados colírios para evitar a evolução da doença. Em algumas situações mais graves, porém, é possível optar pela cirurgia. Entretanto, isso só ocorre quando o colírio não apresenta o resultado desejado.
Dessa forma, é muito importante consultar regularmente um oftalmologista para a análise necessária. Lembre-se também de nunca utilizar colírios sem a indicação de um profissional.
Júnior Batista
Estadao Conteudo
Copyright © 2021 Estadão. Todos os direitos reservados.