Cidades

Reciclagem ultrapassa a meta e quebra recorde mensal em Guaçuí

COMPARTILHE
Reciclagem ultrapassa a meta e quebra recorde mensal em Guaçuí
221
Advertisement
Advertisement

O ano de 2021 está sendo comemorado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), como o ano da reciclagem, fruto do projeto de Coleta Seletiva do município. A meta anual estipulada por conta da pandemia foi de 350 toneladas. No entanto, já no mês de setembro, os dados totalizam 301 toneladas e, até aqui, faltando três meses para terminar o ano, a reciclagem no município certamente ultrapassará a meta.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Semmam, a meta estipulada para o ano de 2021 levou em consideração os desafios da pandemia que comprometeram campanhas e ações de educação ambiental, principalmente envolvendo alunos das escolas do município. “A educação ambiental é fundamental para que as pessoas se tornem mais conscientes sobre a sustentabilidade e a importância de construir um futuro mais limpo para as próximas gerações. Daí a necessidade das ações contínua nas escolas envolvendo alunos de várias idades, resultando no fortalecimento de nossa reciclagem”, informou o secretário de Meio Ambiente Roberto Martins.

O secretário informou ainda que ao término de cada ano é realizada uma última reunião do ano com os membros da Asguamar, onde os resultados são avaliados e a meta em conjunto é então estipulada.

 

Continua depois da publicidade

Coleta

Guaçuí possui atualmente 86 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), em vários pontos da cidade com a coleta de segunda a sábado.

A reciclagem reduz, de forma significativa, o impacto sobre o meio ambiente, diminuindo a retirada de matéria-prima da natureza, gerando economia de água e energia e reduzindo a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores que, antes de 2015, viviam do que conseguiam coletar do antigo lixão que foi extinto pelo município, conforme determina a legislação. Ao mesmo tempo, a Prefeitura possui uma área de transbordo, onde o lixo não reciclável é depositado em caçambas que são levadas por uma empresa, em carretas, para um aterro sanitário em Cachoeiro de Itapemirim.

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here