Nutrição e Boa Forma

Prevenção é o melhor caminho para proteger a visão

COMPARTILHE
A prevenção sempre é a melhor forma para proteger a saúde e, consequentemente, garantir a qualidade de vida. Para proteger a visão, por exemplo
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
43
Advertisement
Advertisement

A prevenção sempre é a melhor forma para proteger a saúde e, consequentemente, garantir a qualidade de vida. Para proteger a visão, por exemplo, é indicado consultar periodicamente um oftalmologista para uma análise de rotina.

Continua depois da publicidade

A prevenção é importante porque algumas doenças oftalmológicas não apresentam sintomas na fase inicial. Dessa forma, as chances de cura são reduzidas quando os pacientes procuram ajuda com o problema já em estágio avançado.

As avaliações oftalmológicas, aliás, começam desde a primeira infância, com o “teste do olhinho”, utilizado para diagnosticar alguma alteração ocular.

Já na fase escolar, é importante avaliar a necessidade ou não de utilizar óculos para corrigir problemas como astigmatismo e miopia. Isso evita possíveis problemas durante o aprendizado.

Continua depois da publicidade

As consultas ao oftalmologista devem manter a regularidade também na adolescência e na fase adulta. Após os 40 anos, porém, os cuidados precisam ser redobrados. Doenças como catarata e glaucoma começam a exigir um monitoramento maior. 

O tratamento de catarata envolve exclusivamente o processo cirúrgico. No caso do glaucoma, a maioria dos pacientes é beneficiada com o tratamento medicamentoso, não sendo necessária a intervenção cirúrgica.

Júnior Batista
Estadao Conteudo
Copyright © 2021 Estadão. Todos os direitos reservados.

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here