Cidades

Comunidade quilombola em Cachoeiro recebe ação do Outubro Rosa

COMPARTILHE
Na última terça-feira (5), as equipes da Secretaria de Saúde de Cachoeiro estiveram na comunidade quilombola de Monte Alegre
83
Advertisement
Advertisement

Na última terça-feira (5), as equipes da Secretaria de Saúde de Cachoeiro estiveram na comunidade quilombola de Monte Alegre, localizada no distrito municipal de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, para a realização de ações alusivas ao ‘Outubro Rosa’.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Durante o dia, foram realizadas palestras sobre a importância da imunização e cuidados com a saúde da mulher, com foco especial na prevenção dos cânceres de mama e colo do útero – temas principais da campanha Outubro Rosa. Na parte da tarde, foram realizadas coletas de materiais para exame preventivo. A ação também contou com distribuição de máscaras e vacinação contra Covid-19 e outras doenças.

“Estamos, há quase dois anos, no combate à pandemia de Covid-19 e, agora, com o avanço da vacinação, podemos, novamente, voltar nossos olhos a outros temas igualmente importantes para a saúde da população. Durante o mês de outubro, teremos uma programação especial para engajar as pessoas na campanha do Outubro Rosa. Essas ações refletem a nossa preocupação em oferecer, cada vez mais, possibilidades de prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero”, declarou o prefeito Victor Coelho.

Moradores da comunidade expressaram a alegria de receber um evento da campanha do Outubro Rosa. “Estamos contentes com essa atenção às mulheres da nossa comunidade. É muito bom, para nós, nos sentirmos cuidadas e acolhidas”, afirmou dona Maria Laurinda.

Ação na comunidade

Continua depois da publicidade

As ações da campanha Outubro Rosa tiveram início na última segunda-feira (4) e vão se estender ao longo de todo o mês. Estão entre as atividades: palestras; intensificação de solicitações para mamografia e coletas para o exame preventivo; rodas de conversas e café da manhã.

A programação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) cujas equipes das 32 UBS de Cachoeiro possuem orientação sobre como abordar a paciente, orientando-a sobre a importância dos exames de diagnóstico e prevenção.

Advertisement
Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.