Cidades

Bombeiros resgatam gatinha que estava presa em árvore há quatro dias em Afonso Cláudio

COMPARTILHE
Gata Gatinha presa em árvore em Pontões Afonso Cláudio
Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros
243
Advertisement
Advertisement

Uma gatinha precisou ser socorrida pelos Bombeiros na manhã de terça-feira (26), na localidade de Pontões, em Afonso Cláudio. De acordo com a dona da gata, ela já estava há quatro dias em cima da árvore e não conseguia descer. Ela ficou todo esse tempo sem comer ou beber água.

Advertisement
Continua depois da publicidade

A árvore é bastante alta e os profissionais precisaram usar cordas e sistemas de ancoragem militar para chegar perto do animalzinho. No final, ficou tudo bem. A gatinha foi salva e não teve qualquer tipo de ferimento.

Ao dar um “google”, é possível encontrar vários casos semelhantes de gatinhos que subiram, mas não conseguiram descer de uma árvore. Segundo explicou o especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, mais conhecido como Dr. Pet, em uma coluna da Jovem Pan, isso pode ser mais comum do que se imagina. Os gatinhos, conta, usam as unhas como ganchos para se agarrar ao tronco e, consequentemente, subir na árvore.

Mas, para descer, a técnica é outra e alguns deles ainda não aprenderam isso. Não é possível, segundo o Dr. Pet, descer colocando a cabeça para baixo, já que os ganchos das garras não vão funcionar. Daí, o bichano fica desconfiado e acaba ficando preso.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, a técnica é descer de ré. Assim, os ganchos (garras) funcionarão de forma adequada e o gatinho poderá descer numa boa. “A gente pode estimular esse aprendizado fazendo com que eles subam um pouquinho e já desçam. use um petisco para estimulá-los a descer de ré”, escreveu o especialista, na coluna.

Advertisement