Cidades

Inscrições abertas para Mostra de Fotografia que acontece em Cachoeiro e na Colômbia

COMPARTILHE
Inscrições abertas para Mostra de Fotografia que acontece em Cachoeiro e na Colômbia
64
Advertisement
Advertisement

Estão abertas, até o próximo dia 20, as inscrições para a Mostra Internacional Luz del Fuego de Mulheres Brasileiras na Fotografia, que será realizada simultaneamente em Cachoeiro de Itapemirim e em Bogotá, na Colômbia.

Continua depois da publicidade

As inscrições podem ser feitas através do site oficial www.luzdelfuego.com. A iniciativa oferta vagas para todas as mulheres do território brasileiro, e também é a primeira exposição coletiva a oferecer vagas exclusivas para mulheres pertencentes à comunidade LGBTQIA+.

O projeto, idealizado pelo fotógrafo Julio Cesar Pires, é uma produção do Coletivo 028 e da Jupter Produção Cultural Capixaba, e será realizada a partir do dia 29 de outubro.

“Sendo parte da comunidade LGBTQIA+, percebo que ainda existe uma carência em projetos que apresentem recursos mais inclusivos para membros da comunidade, portanto, criar esforços para incluir grupos que encontram dificuldade de inserção fotografia e no circuito de exposições fotográficas é algo urgente. Este é um dos objetivos da exposição: mais da metade das vagas é exclusiva para mulheres da comunidade LGBTQIA+”, diz o curador da Mostra Fotográfica, Julio Cesar Pires.

Continua depois da publicidade

A mostra oferta também vagas expositivas exclusivas para fotógrafas estreantes, para negras e indígenas, com o objetivo de multiplicar oportunidades na área da fotografia para as mulheres pertencentes a estes grupos.

 

Espalhadas pelas paredes das cidades

Inicialmente, a iniciativa cultural foi pensada para acontecer em galerias físicas, porém, devido a pandemia do coronavírus teve que sofrer alterações devido a inviabilidade de execução plena de projetos em locais fechados.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Partindo deste princípio, a Mostra Fotográfica, que tem como objetivo formar um corpo de trabalho com fotógrafas brasileiras, optou pelo formato conhecido como “exposição lambe-lambe”, que são impressões coladas nas paredes em diversos espaços públicos das cidades escolhidas.

A exposição também ganhará uma versão digital, podendo ser acessada de qualquer lugar. Com o tema “Mulher Brasileira: Presente”, a Mostra Internacional Luz del Fuego busca fotógrafas que tenham trabalhos que imprimam o protagonismo da mulher brasileira em movimentos culturais, sociais, políticos no Brasil e na Colômbia.

 

Mostra Luz del Fuego

O nome do projeto é uma homenagem a Luz del Fuego, artista Cachoeirense que, batendo de frente com os valores de sua época, abriu caminho para a liberação feminina.

As inscrições e a participação no projeto são gratuitas, basta acessar www.luzdelfuego.com/inscreva-se, preencher os dados no formulário de contato e subir, no Google Drive, até 10 fotografias dentro da temática proposta.

A Mostra Internacional Luz del Fuego de Mulheres Brasileiras na Fotografia  é um patrocínio de recursos oriundos do Funcultura através da  Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo – edital 026/2019 – Coletivos Culturais – Interações Estéticas. O IBRACO (Instituto de Cultura Brasil-Colômbia) é parceiro do projeto, responsável pela co-produção e divulgação do mesmo em Bogotá.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here