Segurança

Incêndio no Parque do Caparaó foi controlado, mas área queimada equivale a quase 34 campos de futebol

COMPARTILHE
Incêndio no Parque do Caparaó foi controlado, mas área queimada equivale a quase 34 campos de futebol
295
Advertisement
Advertisement

O incêndio de grandes dimensões que atingiu o Parque Nacional do Caparaó, em Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto, desde a última terça-feira (21), chegou ao fim na manhã desta quinta-feira (23).

Continua depois da publicidade

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma área de 27,9 hectares, ou 279.087 m², que equivale a aproximadamente 34 campos de futebol profissional foi atingida pelas chamas.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros juntamente com a brigadista do Parque Nacional do Caparaó e voluntários, estiveram no local nesta manhã realizando o monitorando do incêndio para evitar a reignição do fogo. O grupo extinguiu todos os focos ardentes dentro das proximidades do perímetro do incêndio.

Os militares afirmaram não há mais focos no local e o incêndio foi debelado. Com o grupo realizando uma linha de controle ao longo do perímetro do incêndio – linha que divide a vegetação queimada com a preservada -.

Continua depois da publicidade

O diretor do Parque Nacional do Caparaó, Fábio Luis Vellozo de Mello, emitiu um comunicado informando que serão embargadas todas as áreas onde ocorreram focos de incêndio, em Pedra Menina.

“Favor divulgar na comunidade de Pedra Menina que vamos embargar todas as áreas onde ocorreram focos de incêndios. Assim sendo, nenhum tipo de atividade poderá ser realizada em áreas que sofreram com queimadas, por ocasião de incêndios acidentais ou não”, diz a nota.

Advertisement

Parque Nacional do Caparaó

Continua depois da publicidade

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, o Parque Nacional do Caparaó é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude. Além dele, estão na Unidade de Conservação (UC) cinco dos dez picos mais altos de todo o território nacional.

A Unidade abrange um território de aproximadamente 31,8 mil hectares. Cerca de 80% do parque está no estado do Espírito Santo. Os maiores picos ficam na divisa dos estados, destacando-se o Pico da Bandeira, com 2.892 metros, o Pico 2 ou Pico do Cruzeiro, com 2.852 metros, o Pico do Calçado com 2.849 metros e o Pico do Calçado Mirim com 2.818 metros. O Pico do Cristal, com 2.770 metros fica exclusivamente em território mineiro. O parque abriga ainda outros picos, menores em tamanho, mas também de altitudes consideráveis, como o Morro da Cruz do Negro (2.658 metros), o Pico da Pedra Roxa (2.649 metros), o Pico dos Cabritos ou do Tesouro (2.620 metros), o Pico do Tesourinho (2.584 metros), e a Pedra Menina (2.037 metros) todos em território capixaba.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here