Internacional

Cumbre Vieja: vulcão que pode gerar tsunami no Brasil entra em alerta amarelo de erupção

COMPARTILHE
Cumbre Vieja
Foto: Pevolca/divulgação
4220
Advertisement
Advertisement

O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa da África, entrou em alerta amarelo nesta quinta-feira (16), após várias ocorrências sísmicas na região. Se entrar em erupção, o vulcão tem a capacidade de causar um tsunami que atingiria boa parte das Américas, inclusive o Brasil.

Continua depois da publicidade

Segundo o portal Metsul, “um dos cenários hipotéticos em caso de grande erupção e colapso do vulcão Cumbre Vieja é um grande tsunami que afetaria todas as áreas costeiras banhadas pelo Oceano Atlântico, o que inclui todo o litoral do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Amapá. Por isso, pesquisadores prestam muita atenção no vulcão de Las Palmas”.

O nível amarelo, instituído pelo Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca), é o segundo dos quatro existentes. Quando acionado, a orientação é de que a população fique atenta a uma mudança de situação.

Continua depois da publicidade

Segundo o MetSul, o Instituto Geográfico Nacional da Espanha detectou 4.222 tremores no parque nacional Cumbre Vieja. Ele deu sinais de atividade moderada nas últimas semanas e os tremores se intensificaram e estão chegando mais próximos à superfície.

Advertisement

Os órgãos de vigilância informaram que ainda não há evidências que apontem para uma erupção imediata. O quadro, no entanto, pode mudar rapidamente. Mais de 11 milhões de metros cúbicos de magma entraram no Cumbre Vieja nos últimos dias e o  pico aumentou em cerca de seis centímetros nos últimos dias. As informações são do Instituto Vulcânico das Canárias.

Continua depois da publicidade

A última erupção do Cumbre Vieja ocorreu em 1971. O vulcão encontra-se atualmente sob monitoramento constante pelo fato de haver falhas na estrutura da ilha que o sustenta, o que implica numa possível catástrofe, caso ocorra uma forte erupção, que poderia causar o colapso ou desmoronamento desta ilha no leito oceânico, provocar um super terremoto e a formação de tsunami, que poderá atingir toda costa leste das Américas, a costa oeste africana e todo litoral europeu ocidental. As informações são da Wikipedia.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here